Dicas de organização para a sua agenda como corretor de imóveis

Escrito por: 

A agenda do corretor de imóveis precisa de organização e produtividade.

Saber como montar a agenda do corretor de imóveis e definir a prioridade das suas atividades é fundamental.

Isso porque, desde o atendimento ao cliente até o estudo detalhado do mercado imobiliário, a rotina do corretor de imóveis é marcada por atividades variadas e uma necessidade constante de organização e planejamento.

Para isso, é preciso combinar táticas de organização com as ferramentas adequadas para otimizar o seu dia a dia. Confira mais a seguir.

Como é a rotina de um corretor de imóveis?

A rotina do corretor de imóveis é marcada por uma alta quantidade de tarefas e atividades diversificadas, do atendimento ao lead ao estudo de mercado imobiliário e perfil do comprador de imóveis.

Além disso, pode ser uma rotina imprevisível, sendo necessária uma alta adaptabilidade e flexibilidade por parte dos corretores.

Cada dia traz novos desafios e oportunidades, tornando essencial a capacidade de priorizar tarefas, manter uma agenda organizada e ser eficiente na execução das atividades.

Qual é a carga horária de um corretor de imóveis?

A carga horária de um corretor de imóveis pode ser bastante variável e, como falamos, flexível. Isso porque, diferente de outras profissões, os corretores de imóveis frequentemente trabalham de acordo com as necessidades dos seus clientes e as oportunidades de mercado.

Quando atuando dentro de uma imobiliária, o corretor pode ter uma carga horária entre 40 à 45 horas semanais. Já atuando de forma autônoma, pode trabalhar mais, menos ou a mesma quantidade.

Qual a melhor maneira de organizar a agenda do corretor de imóveis?

Definindo prioridades

Identifique as tarefas que são mais importantes e urgentes.

Atividades como reuniões com clientes potenciais, visitas a imóveis e negociações de contratos devem ter prioridade em contraste com rotinas de organizar arquivos e atualizar o seu perfil nas redes sociais, por exemplo.

Classificar as tarefas dessa forma ajuda você a focar no que realmente traz resultados, evitando perda de tempo com atividades menos relevantes.

Usando ferramentas e aplicativos para corretores

Planners, calendários digitais como Google Calendar, e aplicativos de gestão de tarefas como Trello e Asana ajudam a visualizar compromissos e gerenciar o tempo de forma mais clara e direta.

Essas ferramentas permitem ajustes rápidos, ao contrário de agendas no papel, onde é mais difícil e trabalhoso apagar ou movimentar um compromisso de um dia para o outro.

Além de oferecer uma visão clara das atividades diárias, facilitando a administração do tempo e a execução de tarefas.

Outra vantagem de soluções digitais como estas são as notificações e lembretes que ajudam a não esquecer dos compromissos ali agendados. O que se conecta com a nossa próxima dica.

Automatizando tarefas

Ferramentas de automação ajudam a gerenciar atividades repetitivas, como envio de e-mails de confirmação ou lembretes de reuniões, liberando você para focar em tarefas mais estratégicas e no atendimento ao cliente.

Incluindo tempo de descanso

Incluir pausas regulares na agenda é essencial para evitar a sobrecarga e o burnout. Você precisa reservar momentos específicos para descanso ao longo do dia, mesmo que seja um pequeno intervalo de 15 minutos para tomar um café.

Lembre-se que este é um tempo de descanso do trabalho, não um momento para você aproveitar e dar aquela olhadinha nos seus e-mails ou mensagens. O ideal é realmente desligar e fazer outra coisa.

Isso não só melhora a produtividade, mas também a qualidade do atendimento aos clientes, pois você estará mais focado e energizado.

Incluindo tempo de planejamento

É preciso considerar esse tempo na sua semana também, tirar pelo menos 30 minutos na sua semana para definir as suas atividades e prioridades é um período de planejamento necessário.

Isso permite organizar tarefas, definir prioridades e ajustar a agenda para ter também horários livres e conseguir trabalhar a flexibilidade da rotina de um corretor. Um bom planejamento evita surpresas e ajuda a manter o controle sobre a agenda do corretor de imóveis.

Organizando o tempo de deslocamento para as visitas realizadas

Planeje os horários das visitas de forma que minimizem o tempo gasto no trânsito.

Agrupe visitas em áreas próximas e use aplicativos de navegação para escolher as rotas mais eficientes. Isso maximiza o número de visitas possíveis em um dia, aumentando a produtividade.

Centralizando a comunicação com os leads

Utilize um sistema que consiga integrar o recebimento de leads dos seus diferentes canais de divulgação de imóveis — como o Harry.

Isso evita a perda de informações e garante que todas as interações com os clientes sejam acessíveis e organizadas, facilitando o acompanhamento e a resposta rápida.

Fazendo uma revisão semanal da sua organização

Reserve um tempo no final da sua semana para revisar as atividades realizadas e planejar a semana seguinte.

Analise o que funcionou bem e onde há espaço para melhorias, fazendo ajustes e mantendo o foco nos seus principais objetivos.

Como definir prioridades na agenda do corretor de imóveis?

A capacidade de identificar o que é mais importante e urgente pode fazer a diferença entre um dia caótico e um dia produtivo.

Para começar, atividades como reuniões com clientes potenciais, visitas a imóveis e negociações de contratos devem estar no topo da lista, pois estão diretamente relacionadas à geração de negócios e devem ser priorizadas.

Estabelecer metas claras e específicas para cada dia e semana também é uma prática importante para você conseguir definir o que realmente é uma prioridade e deve ser realizado primeiro.

As prioridades podem mudar ao longo do tempo, portanto, reserve um tempo para fazer essa revisão, ainda mais após a conclusão de grandes projetos ou ao início de novas oportunidades de negócios.

Uma dica que você precisa considerar na revisão de suas atividades é que se uma tarefa não está trazendo resultados proporcionais ao tempo e esforço investidos, talvez ela não deva ser uma prioridade.

A importância do tempo de descanso e como incluí-lo na agenda

Trabalhar sem pausas pode levar ao esgotamento, redução da eficiência e até problemas de saúde. Por isso, o tempo de descanso é fundamental para manter a produtividade e a saúde mental de um corretor de imóveis.

O trabalho de um corretor de imóveis pode ser exaustivo, tanto mental quanto fisicamente e as pausas regulares permitem a recuperação do cérebro e do corpo, ajudando a manter o foco e a energia ao longo do dia.

Para incluir esse tempo na sua agenda do corretor de imóveis, planeje algumas pausas curtas de 10-15 minutos a cada cerca de 1-2 horas de trabalho.

Para isso, você também pode usar técnicas como a Pomodoro, que alterna períodos de trabalho focado com intervalos curtos de descanso, para melhorar a gestão do tempo e incluir pausas regulares no seu dia.

Outra forma de incluir esse tempo no seu dia é com a pausa de almoço. Reserve pelo menos 30-60 minutos para isso e evite almoçar na mesa de trabalho, aproveitando para desconectar das tarefas profissionais.

Além dessas dicas, lembre-se de definir limites claros entre o trabalho e a vida pessoal. Após o expediente, evite verificar e-mails ou mensagens relacionadas ao trabalho. 

Ferramentas e aplicativos para otimizar a agenda do corretor de imóveis 

Trello

Trello é uma ferramenta de gestão de projetos que utiliza cartões e quadros para organizar tarefas. É ideal para corretores de imóveis que precisam acompanhar diferentes projetos ao mesmo tempo, e gostam de algo mais visual, estilo kanban.

WhatsApp Business

Você pode usar apenas o WhatsApp comum em seus atendimentos, mas com o Business, você tem acesso a recursos como respostas automáticas, etiquetas de conversas e catálogos de produtos.

Isso facilita a sua rotina e permite que você otimize seus atendimentos, mesmo quando estiver com a agenda lotada.

Calendly

Calendly é uma ferramenta de agendamento que simplifica a marcação de reuniões. Ele permite que clientes vejam sua disponibilidade e agendem compromissos diretamente, evitando trocas de e-mails e mensagens excessivamente.

Autentique

Para a gestão de documentos e assinaturas eletrônicas, essa é uma excelente ferramenta. Ela permite enviar, assinar e gerenciar contratos de forma segura e eficiente, reduzindo o tempo gasto com a papelada e acelerando o processo de fechamento de negócios.

E diferente de outras opções como Docusign ou Clicksign, a plataforma Autentique não tem limitação de envio de contratos no plano gratuito.

Harry

O Harry é uma plataforma e aplicativo dedicada à gestão de leads para corretores de imóveis e imobiliárias. 

Ele centraliza todos os leads captados de diferentes canais, distribui-os automaticamente aos corretores e acompanha o processo de atendimento.

Com recursos como funis de vendas, notificações em tempo real e relatórios de desempenho, o Harry ajuda a organizar e otimizar a agenda do corretor de imóveis, garantindo um acompanhamento dos leads e até aumentando as vendas.

De maneira geral, é tudo o que um corretor precisa para atender melhor seus clientes e vender mais em um único lugar.

A rotina de um corretor de imóveis é, sem dúvida, desafiadora e cheia de responsabilidades. Por isso, a organização e o planejamento são essenciais para lidar com a flexibilidade e a imprevisibilidade que o trabalho exige.

Com o uso de ferramentas adequadas e um bom gerenciamento do tempo, é possível otimizar as atividades diárias, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do atendimento aos clientes.

Por apenas R$69,00 mensais, você otimiza a sua rotina e vende mais imóveis usando o Harry. Confira agora.

Relacionados

Mais Acessados