Os celulares dominam nosso dia a dia. Se antes serviam apenas para facilitar a comunicação, hoje dependemos deles para praticamente todas as nossas atividades diárias. Do banco ao restaurante, da academia às compras no supermercado, sempre há um aplicativo disponível para agilizar nossa vida. Isso também vale para a rotina do corretor de imóveis.

Certamente você já não tira mais a mão da telinha do celular ao longo do dia. Dá para usar um app para manter contato com os potenciais clientes, fechar contratos ou organizar a agenda. Eles também ajudam a encontrar endereços, divulgar imóveis, serviços e divulgar o seu serviço por aí.

Neste artigo, vamos listar 10 aplicativos gratuitos para dispositivos móveis que podem te ajudar nas tarefas diárias para melhorar seu trabalho, organizar suas agendas e aumentar a eficiência dos seus negócios.

Na nossa lista, há opções para comunicação, gestão, organização, mapas, criação de anúncios e redes sociais que podem ser utilizadas pelo corretor de imóveis e pelo setor imobiliário como um todo.

Confira as nossas dicas:

1. WhatsApp / Telegram

Eles são velhos conhecidos de todos. Contudo, não custa lembrar que aplicativos de mensagens como o WhatsApp e o Telegram são excelentes ferramentas de aproximação com potenciais clientes, parceiros e colegas de trabalho.

Por ser extremamente popular no Brasil, praticamente todos os seus potenciais clientes têm um número de WhatsApp que você pode registrar. Com os contatos, é possível manter uma comunicação bem próxima com essas pessoas. Também é possível criar grupos de interesse com pessoas em busca de imóveis e listas de transmissão  para enviar anúncios.

Mas cuidado: ao mesmo tempo que os aplicativos de mensagens podem te ajudar, se utilizados de maneira incorreta, podem te prejudicar no mercado. Não envie mensagens repetidas nem com muita frequência, a ponto de irritar o potencial cliente. Lembre-se que você quer conquistá-lo, não afastá-lo.

2. Google Calendar

O corretor de imóveis tem muita coisa para fazer todos os dias. Com uma rotina tão agitada, é fácil esquecer compromissos se você contar apenas com a memória ou uma agenda física. É aí que o Google Calendar pode te ajudar.

O aplicativo funciona como uma agenda digital, em que você pode conferir as datas que vêm pela frente e registrar compromissos e tarefas. Dá para escolher ser avisado de cada atividade antes que elas aconteçam. Assim, você não perde nenhum compromisso, como visitas aos imóveis, reuniões de equipe, compromisso com cliente, pendências burocráticas e muito mais.

3. Trello

O Trello é um aplicativo voltado para a organização do processo de trabalho. Isso significa que você pode usá-lo para organizar e registrar tarefas que precisam ser feitas, a descrição da atividade, atribuir responsabilidades, status da tarefa, entre várias outras funcionalidades.

Para o cotidiano do corretor de imóveis é possível utilizar esse app para registrar tarefas mais burocráticas da semana, classificando cada uma delas entre “a fazer”, “em desenvolvimento” e “concluída”, por exemplo. Em cada tarefa, é possível inserir documentos, descrições e até marcar pessoas que podem te ajudar a realizá-las e suas responsabilidades.

Também dá para organizar os imóveis disponíveis para venda ou locação em um esquema de funil básico de vendas, dividindo cada um entre topo, meio e base, conforme sua avaliação.

4. Waze

Boa parte do dia de um corretor de imóveis está na rua, dirigindo pra lá e pra cá. Como tempo é dinheiro e o combustível não está barato, vale muito a pena usar um aplicativo de mapas que te guie pela cidade, como é o caso do Waze.

O aplicativo calcula a melhor rota para chegar a um endereço, evitando problemas como congestionamento e obras na via. O Waze consegue fazer isso pois é atualizado automaticamente pelos próprios usuários, que entregam dados sobre a condição do trânsito em tempo real.

Assim, o Waze é uma grande ajuda para traçar trajetos na sua correria diária. Por exemplo: ele consegue te dizer qual a melhor rota para fazer no dia entre suas várias tarefas. Economia de grana e tempo.

5. CamScanner

Na correria do trabalho, é comum que precisemos enviar documentos por email ou mesmo via WhatsApp ou Telegram. Nessa hora, não ter uma impressora com scanner por perto é uma chateação. Mas com o aplicativo CamSacnner, trabalhar na rua não deve ser um problema.

O app te ajuda a escanear documentos em papel diretamente com a câmera do seu celular. Nele, há um marcador em que você posiciona o papel que precisa escanear, deixando-o mais uniforme e profissional. Depois de escaneado, você pode salvá-lo em PDF ou outros formatos populares.

6. Canva

O Canva é um aplicativo que te ajuda a criar peças visuais de modo simples e na ponta dos dedos. Também tem uma versão web que pode ser utilizado no computador. Ele funciona como um Photoshop para iniciantes e que você pode usar no celular. Existem templates prontos que o usuário seleciona e faz as adaptações que achar necessárias.

Além disso, ele é muito útil para criar anúncios, cartões de visita e banner de divulgação. Conta com uma versão paga, ainda mais completa do que a versão gratuita.

7. TikTok

O TikTok é uma rede social focada em vídeos rápidos. Ganhou popularidade nos últimos anos, especialmente entre os mais jovens, com conteúdo leve e bem-humorado. Cada vez mais popular também entre os adultos, a rede se tornou mais um canal de comunicação com potenciais clientes.

Vale fazer uma conta por lá e começar a testar a divulgação dos seus imóveis de forma criativa e atrativa. Alguns corretores, inclusive, estão craques nessa rede, criando vídeos cada vez mais divertidos e bem produzidos para o TikTok.

8. Instagram

O Instagram tem ganhado espaço entre os brasileiros como a rede mais popular do País depois do Facebook. O foco ali começou com fotos e está cada vez maior em distribuição de vídeos, seja para compartilhar a vida pessoal ou profissional. Com tanta gente usando o Instagram, vale a pena avaliar o uso dessa rede também para se aproximar dos clientes.

Além do feed de fotos e vídeos, os recursos Stories e Reels permitem que você compartilhe vídeos rápidos do seu cotidiano, inclusive de imóveis que estão à venda ou para locação. Por sua característica imediatista, um potencial cliente pode ver seu conteúdo e já enviar uma mensagem para demonstrar interesse.

9. Docusign

O Docusign pode ser o melhor amigo do corretor de imóveis, uma vez que facilita a assinatura digital de documentos importantes, como contratos de venda e aluguel. Por meio do app, você pode enviar documentos aos clientes, que vão assiná-los em seus próprios aplicativos, de forma segura e autêntica.

Muitas empresas e instituições já aceitam a assinatura digital do Docusign como documentos oficiais, o que é ideal para a digitalização imobiliária.

10. Harry

O Harry é uma solução digital para gestão de leads imobiliários. O foco aqui é atuar sobre sua eficiência, o que leva a potencial aumento de vendas e contratos de aluguel.

Com ele, o corretor de imóveis recebe automaticamente os leads direto no celular com base no seu perfil de mercado. Além disso, automatiza e digitaliza o processo de receber um lead, distribuir para o corretor imobiliário e acompanhar o atendimento pelas fases do funil.

Cada corretor de imóveis tem acesso aos seus leads e consegue fazer todo o acompanhamento e gestão de leads imobiliários pelo aplicativo.

O Harry também registra e carrega de forma automática os atendimentos no funil. Assim, cada vez que o corretor liga, manda mensagem via WhatsApp ou marca uma visita, o atendimento passa para a nova etapa no funil. Isso ajuda o corretor a se organizar e focar em realizar o seu melhor atendimento.

O corretor de imóveis pode atualizar o status e a temperatura do lead durante o atendimento, além de realizar anotações e acompanhar o histórico. No funil Harry, ainda é possível reagendar com um toque, marcar visitas, e finalizar atendimentos que não seguirão em frente.

Conheça o Harry agora e veja como ele pode ajudar a melhorar seus números.