Sumário
As tendências apontam que o futuro reserva grandes oportunidades para o mercado imobiliário. Mesmo com a pandemia, o setor se mostrou resiliente e aberto para se adaptar à nova realidade. Exemplos disso são a implantação da presença digital e de novas tecnologias.
Os próximos anos ainda serão um reflexo das mudanças causadas pela COVID-19. Por isso, é importante recapitular e entender o panorama geral do que estamos vivendo. Assim, será possível conhecer as tendências pós-pandemia do ramo imobiliário.
Panorama do setor imobiliário
Após o período de crise entre 2015 e 2017, o segmento ainda estava em fase de recuperação. O início dessa ascensão estava perto de virar declínio novamente. As altas taxas de desemprego, diminuição da renda e incerteza do futuro trazidas pelo vírus estão entre as principais causas.
Ao contrário dessa expectativa, o mercado imobiliário conseguiu se manter em pé. E até gerou dados animadores para um reaquecimento.
Os dois principais motivos para as boas perspectivas são a alta disponibilidade de financiamento e a baixa taxa de juros.
A facilidade de acesso ao crédito foi um grande incentivo para que as pessoas buscassem um imóvel.
Conforme uma pesquisa da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o volume de financiamento entre janeiro e agosto de 2021 foi 107,7% maior em relação ao mesmo período em 2020.
Os juros baixos também ajudaram na alta dessa procura por duas razões. Primeiro, a prestação mensal diminui com a baixa da taxa, o que faz com que mais pessoas possam adquirir o mesmo imóvel.
A segunda razão é a aquisição de uma propriedade ou de um fundo imobiliário que se mostrou mais segura e rentável que outras aplicações financeiras.
Além disso, passar mais tempo em casa criou novas necessidades. Agora, o que antes não tinha muita importância, pode ser fundamental na escolha do consumidor.
Por fim, a pandemia também acelerou o processo de transformação digital do mercado imobiliário. Essa mudança trouxe novos desafios para as imobiliárias e os corretores. Ao mesmo tempo, criou diversos benefícios, como redução de burocracia e maior número de leads.
Em outras palavras, o contexto atual do setor imobiliário pode ser resumido em:
- Alta disponibilidade de financiamento;
- Baixa taxa de juros;
- Mudança no comportamento do consumidor;
- Transformação digital.
5 principais tendências do mercado imobiliário
Com o panorama claro, fica mais fácil entender o que se espera no ramo pós-pandemia. Assim, separamos as 5 principais tendências para a sua imobiliária aproveitar.
1. Ambiente para home office
A prática de trabalhar em casa precisou ser aderida pela maioria das empresas. Por isso, imóveis com espaço dedicado ao trabalho estão em alta e cada vez mais valorizados.
Ainda mais porque muitas corporações estão apostando em continuar com o home office ou adotar o modelo híbrido nos próximos anos.
Alguns aspectos são ideais para esse novo modelo de trabalho. Como, por exemplo, boa iluminação, silêncio, boa conexão com a internet e comodidade. Uma dica para os corretores é apresentar essas características quando contatar o lead.
2. Imóveis com mais espaço
Com as medidas de isolamento, muitas pessoas voltaram a conviver com a família. Locais mais espaçosos que promovam o convívio e também prezam pelo espaço pessoal devem ser mais procurados.
Além disso, espaços pequenos podem gerar uma sensação de claustrofobia, o que também afeta na busca por ambientes maiores.
Vale ressaltar que, nessa procura por maior metragem, o consumidor começou a ter novas preferências:
- 62% dos entrevistados acham que imóveis com espaços mais bem divididos são importantes;
- 60% buscam por locais com varanda;
- 61% preferem imóveis com vista desimpedida.
Os dados são da 4ª rodada da “Pesquisa da Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro” realizada pela DataZAP+.
Ou seja, as características estruturais estão mais relevantes do que nunca. E isso pode ser uma grande oportunidade para a sua imobiliária focar.
3. Espaços próximos à natureza e longe do centro
Durante a pandemia, a procura por qualidade de vida virou prioridade para a sociedade. O bem-estar e a tranquilidade estimulado pelo ar livre tornaram-se mais importantes que morar em um grande centro com filas e trânsito.
Sendo assim, os imóveis com jardins planejados ou cercados pela natureza são uma das soluções do momento.
Destacamos aqui que a busca por natureza afetou não só o segmento residencial, mas o corporativo também.
As empresas estão apostando em imóveis de alto padrão e com espaços verdes. Afinal, os escritórios precisam desenvolver qualidade para que os colaboradores aceitem sair do home office.
4. Bairros planejados e condomínios completos
Outra crescente é a demanda por uma vizinhança com mais comércio e serviços.
Neste caso, bairros planejados e condomínios completos chamam a atenção, já que eles proporcionam uma ampla infraestrutura aos moradores.
Propriedades e localizações com área de lazer, atividades esportivas, lojas, mercados e salas de reuniões facilitam o dia a dia e dão mais agilidade nos afazeres diários. Do mesmo modo que oferecem mais segurança e menos aglomeração.
5. Uso da tecnologia nas vendas
A digitalização do mercado imobiliário já estava em progresso, mas a pandemia agilizou essa necessidade. Visto que o número de usuários de internet aumentou consideravelmente neste período.
Por causa disso, surgiram diferentes tecnologias para ajudar as imobiliárias e os corretores. Dentre elas, podemos destacar:
- Visita a imóveis por vídeo chamadas;
- Tour virtual de 360º;
- Assinatura de contratos digitais;
- Fotos profissionais dos imóveis;
- Ferramenta de gestão de leads.
Ainda que essas tecnologias já estejam em uso, elas continuam como tendência para os próximos anos. Isso porque nem todo o setor imobiliário se digitalizou.
De forma geral, toda carência gera uma busca. E, na maioria das vezes, toda busca se transforma em tendência.
Por isso, o afastamento do ambiente de trabalho, a falta de contato com a natureza e os desafios do virtual geraram esses 5 direcionamentos que as imobiliárias precisam prestar atenção e investir.
O Harry pode ajudar você a implementar o uso de tecnologia no trabalho. E, assim, aderir à uma das tendências do futuro.
A nossa ferramenta de gerenciamento de leads imobiliários digitaliza e automatiza o fluxo de atendimento do time comercial. Ou seja, por meio da nossa plataforma ou aplicativo, o profissional sabe em que etapa do funil de vendas o lead está.
Dessa maneira, o corretor pode abordar o consumidor de forma adequada e aumentar as chances de fechar negócio. O Harry envolve todo o fluxo, desde o contato inicial até a venda ou locação do imóvel. Saiba mais como podemos ajudar a sua imobiliária ou profissão.