IVAR: Novo índice de aluguel de imóveis

Escrito por: 

É importante acompanhar a mudança de preços para evitar perder dinheiro, seja você um vendedor ou comprador. No mercado imobiliário, o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) foi muito usado como base para o reajuste do aluguel de imóveis.

Até chegar 2020 e a pandemia virar tudo de cabeça para baixo.

Por causa do aumento de matérias-primas, do dólar e do preço das commodities, o IGP-M ficou inviável. Enquanto 2019 fechava o ano com a taxa acumulada em 7,31%, 2020 fechava com 23,14%.

Foi assim que, em janeiro de 2022, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançou um novo indicador: o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), que promete refletir melhor o cenário de oferta e demanda do mercado.

Quer entender as diferenças entre cada um e descobrir como essas mudanças podem afetar o seu trabalho? Continue lendo este artigo!

Como é calculado o IGP-M?

A FGV também criou este índice, no final de 1940, a fim de mostrar o movimento de preços do país. O valor se dá pela média ponderada de três fatores:

  • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA);
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC);
  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).

Dessa forma, 60% do IPA, 30% do IPC e 10% do INCC compõem o IGP-M.

O IPA monitora a variação de preços percebida pelos produtores. Ou seja, tem relação com os valores de produtos como a soja e o milho. Esse setor sofre muita influência do preço do dólar. Por isso, desde o começo da pandemia, tem afetado diretamente na alta do reajuste imobiliário.

Já o IPC apresenta o valor que impacta o consumidor final. E, por fim, o INCC acompanha os custos da construção civil. O qual leva em conta os preços dos materiais e o custo de mão de obra especializada.

gráfico mostrando como é calculado o índice de aluguel igp-m

Como é calculado o IVAR?

O cálculo do novo índice utiliza dados de contratos assinados entre locador e locatário intermediados por imobiliárias de quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A média usa uma amostra de, aproximadamente, 10.000 contratos efetivamente realizados.

Por isso, a promessa da FGV, criadora do IVAR, é que o índice represente números mais fieis à realidade imobiliária.

Neste caso, o acumulado dos últimos 12 meses ficou em -0,61% em dezembro de 2021. Em outras palavras, segundo o IVAR, os locatários negociaram ativamente seus acordos, mesmo em cenário de crise.

Vale a pena trocar os índices de aluguel de imóveis?

A troca do IGP-M pelo IVAR ainda está em discussão. Como a FGV lançou o novo índice em janeiro, existe muito espaço para o seu amadurecimento.

Por exemplo, para os especialistas, as cidades usadas no IVAR não refletem o cenário brasileiro. Mesmo que se use informações do contexto imobiliário para ser calculado. Segundo a Rede Avançada de Locação, o primeiro ano do índice registrou -0,61%, mas Curitiba apresentou uma alta de 7,5%.

corretor de imóveis segurando uma casa de brinquedo e calculando o novo índice de aluguel

O indicador é bem-vindo. Mas talvez ainda não seja o momento de você trocar um pelo outro num piscar de olhos.

Vale ressaltar que não existe nenhuma lei que estabeleça modificar o preço do aluguel. É apenas uma convenção. A Lei do Inquilinato, nº 8.245, informa que “é lícito às partes fixar, de comum acordo, novo valor para o aluguel, bem como inserir ou modificar cláusula de reajuste”.

Dessa forma, a solução no momento está no bom e velho negociar. Com o seu intermédio, de corretor de imóveis, o jeito é chegar no equilíbrio entre o locatário e o locador.

Que tal experimentar o Harry para auxiliar nesse acordo? A ferramenta de gestão de leads imobiliários ajuda tanto na venda quanto no aluguel de imóveis, facilitando que você encontre um ponto em comum na negociação das duas partes interessadas.

Relacionados

Mais Acessados