Sumário
Você pode ter lido por aí ou nem ter ideia do que seja, contudo, o metaverso já se tornou uma obsessão de grandes empresas e gente poderosa na internet. Caso os planos das big techs deem certo, em breve nossa forma de usar a internet deixará as duas dimensões para se tornar uma experiência completamente nova em três dimensões.
O mouse e a tela do computador ou do celular serão substituídos por óculos de realidade virtual. Os sites e aplicativos darão lugar a um ambiente virtual 3D.
Neste artigo, vamos explicar o que é o metaverso e como ele pode impactar seu trabalho no setor imobiliário. Confira:
O que é o metaverso?
Em poucas palavras, o metaverso é um tipo de mundo virtual que está sendo desenvolvido por empresas da internet e que tenta replicar a realidade por meio dos dispositivos digitais. O metaverso seria uma evolução do que conhecemos hoje como a internet. Um espaço coletivo e virtual compartilhado, constituído pela soma de “realidade virtual”, “realidade aumentada” e “internet”.
Nele, a pessoa não vai interagir apenas por cliques de forma totalmente anônima, mas terá um avatar que vai servir como o seu “rosto” digital. Como em um videogame, o avatar seria uma representação visual da sua identidade e iria passear por aí, em locais virtuais. Tudo isso por meio de óculos de realidade virtual.
Google, Facebook, Apple e Microsoft já anunciaram que estão desenvolvendo os seus primeiros projetos de metaverso que devem ser lançados nos próximos anos. Empresas de games também já demonstraram interesse em criar suas realidades virtuais próprias para integrar o metaverso.
Entenda como o Facebook imagina o seu futuro metaverso:
Exemplo de aplicação do metaverso
Hoje, o modo mais comum de fazer compras online é acessar o site de uma loja, escolher o produto, colocar no carrinho e fechar sua compra. Neste conceito de metaverso, você iria usar óculos de realidade virtual para explorar uma loja virtual em três dimensões. Seu avatar poderia “experimentar” a roupa e se olhar no espelho. Então, você colocaria a roupa em um cesto digital e finalizaria sua compra.
Como o metaverso pode mudar o setor imobiliário?
Ainda é cedo para afirmar como o metaverso vai mudar a vida do corretor de imóveis e das imobiliárias, mas já existem especialistas pensando a respeito desse tema.
Se o metaverso for feito de lugares digitais em três dimensões, como é a grande promessa, é bem provável que ter uma casa virtual para encontrar os amigos ou os colegas de trabalho se torne um desejo comum. Como na vida real, as pessoas comprariam, venderiam ou alugariam suas propriedades virtuais.
Nesse novo mundo digital em terceira dimensão, propriedades virtuais passariam a ter valor em dinheiro real. Isso permite que pessoas reais, em um ambiente digital, façam negócios, lucrem e criem um novo mercado imobiliário.
Negócios reais no mundo digital
Além disso, o metaverso poderia ser utilizado para vender ou alugar imóveis reais. Funcionaria assim: ao invés de encontrar um cliente do outro lado da cidade, bastaria colocar os óculos de realidade virtual e passear com eles por modelos de propriedades virtuais baseadas nos imóveis reais.
Desse modo, no metaverso o corretor de imóveis economizaria combustível, automóvel e tempo de deslocamento para exibir detalhes dos imóveis. O profissional também poderia mostrar os modelos digitais das propriedades para possíveis clientes que estão fora da cidade e até mesmo fora do país.
Imóveis digitais
O metaverso ainda está em desenvolvimento, mas muita gente no setor imobliário já está pensando como será possível ganhar dinheiro por lá. Segundo analistas, será possível construir e comercializar propriedades digitais como:
- Residências
- Parques
- Casas de eventos
- Centro de compras
- Escritórios de empresas
O terreno em cada plataforma do futuro metaverso seria limitado a um número definido de lotes e tamanho. Portanto, seria uma mercadoria limitada – e é por isso que investidores querem ocupar esse espaço virtual o quanto antes.
Os imóveis virtuais nessas plataformas seriam garantidos legalmente com escrituras reais na forma de NFTs (um tipo de documento digital validado por uma tecnologia de criptografia chamada blockchain).
Quando o cliente for comprar um apartamento digital, por exemplo, a transação será registrada no blockchain e o NFT seria transferido para a carteira digital do cliente. Ou seja, o processo parecido com a aquisição de um imóvel real, já que a propriedade tem registro comprovado por criptografia.
Metaverso e a digitalização do mercado imobiliário
O desenvolvimento do metaverso reabre um importante debate sobre a digitalização do setor imobiliário. Hoje, a venda e compra de imóveis avança cada vez mais para se tornar um negócio mediado por plataformas online, da prospecção ao fechamento do negócio.
Antes que o metaverso se torne a principal plataforma online para o corretor, o profissional tem a sua disposição uma série de ferramentas digitais que auxiliam no seu trabalho e aumentam a eficiência das suas atividades.
Digitalização na gestão de leads imobiliários
O Harry desponta como uma solução inteligente e eficaz na digitalização no mercado imobiliário. O aplicativo automatiza a gestão dos leads imobiliários. Refletindo a tendência da digitalização, o papel do Harry é aumentar a eficiência de distribuição dos leads.
Com o Harry, o corretor de imóveis recebe automaticamente os leads direto no celular com base no seu perfil de mercado. Além disso, a solução automatiza e digitaliza o processo de receber um lead, distribuir para o corretor imobiliário e acompanhar o atendimento pelas fases do funil.
Acelere a sua atuação no digital, conheça o Harry agora e veja como ele pode ajudar a melhorar seus números.