Sumário
O CRM imobiliário se tornou uma importante ferramenta para as imobiliárias. Ele auxilia a equipe comercial a gerenciar as carteira de clientes e imóveis e facilitar os processos da imobiliária, organizando seus dados e melhorando a gestão como um todo.
Atualmente, entender como funciona um CRM imobiliário é importante na hora de escolher a melhor opção para o seu negócio e saber como essa ferramenta pode auxiliar no seu processo de vendas e administração da sua imobiliária.
O que é um CRM imobiliário?
CRM é uma sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente. Esse nome é dado para ferramentas digitais que são utilizadas para controlar os processos de compra de clientes ou leads de uma empresa, ajudando a melhorar o relacionamento com o cliente, uma vez podem controlar diversos processos relacionados ao setor de vendas.
Entretanto, em um CRM imobiliário, os processos e organizações são específicos para as atividades de uma imobiliária. Em outras palavras, esse CRM atua de forma nichada, podendo centralizar os processos específicos para imobiliárias, criando agilidade na hora de atender clientes, gerenciar imóveis e proprietários.
Essas características tornam o CRM imobiliário indispensável para as imobiliárias, auxiliando nas longas jornadas de compras ou locação de imóveis. Por isso, eles fogem do convencional oferecido pela maioria dos CRMs genéricos.
Quando utilizar um CRM imobiliário?
O CRM imobiliário deve ser utilizado em casos de imobiliárias que ainda não digitalizaram os seus processos ou percebem que o trabalho manual esta consumindo um tempo precioso de todos na imobiliária.
Alguns fatores que podem demonstrar que a sua imobiliária está precisando de um CRM são:
1. Não existem processos definidos para os corretores
Definir processos e possibilitar que eles sejam executados de forma prática e ágil é um dos deveres de uma imobiliária, pois irá criar um controle de qualidade das ações dos corretores e ao mesmo tempo impede que ocorram empecilhos, para que eles fechem o maior número de negócios.
Sem uma definição clara de passos, sua imobiliária pode estar perdendo o controle sobre os processos comerciais, sem garantia que suas vendas serão fechadas da melhor maneira.
Mas tome cuidado, criar processos difíceis ou confusos também pode ser prejudicial para a imobiliária, podendo afetar a imagem da empresa perante os corretores e funcionários.
2. Não há controle da carteira de clientes e da carteira de imóveis
Com certeza, são vários os clientes que já passaram pela sua imobiliária. Por isso, é muito importante que exista um lugar que armazene todos os dados dessas pessoas.
As vezes, um cliente pode retornar, isso é muito comum com imobiliárias que lidam com aluguel de imóveis, por exemplo. Assim, é importante ficar atento na hora que esse cliente entrar novamente em contato ao final de um contrato ou em busca de um novo imóvel, para oferecer um atendimento personalizado e obter mais chances de fechar um negócio.
Por outro lado, a carteira de imóveis é muito importante na hora de direcionar clientes ou leads para um imóvel com a característica especifica daquele comprador. Quanto mais especifico o corretor for em suas escolhas de imóveis com o perfil do cliente, mais chances ele terá de conquistar a venda. Para isso, a carteira de imóveis será a melhor amiga do seu corretor quando ele precisar fazer uma curadoria de imóveis para o cliente.
3. Dificuldade na hora de prosseguir com processos burocráticos
Os CRMs são muito importantes para lidar com as burocracias que os profissionais da imobiliária lidam diariamente. Se você precisa de mais controle e proximidade com os seus proprietários de imóveis, um CRM imobiliário pode te ajudar a organizar esse relacionamento, por exemplo.
Outro processo importante para os corretores é a parte da assinatura do contrato e da efetivação da venda, o processo é um dos mais complexos, e um CRM adequado pode acompanhar o corretor de forma a facilitar esse processo.
Características de um bom CRM imobiliário
Um bom CRM imobiliário possui algumas características que são essenciais para o seu bom funcionamento na imobiliária. Quando estiver pesquisando sobre o qual CRM escolher, verifique se ele possui:
- Conexão a todos os portais imobiliários
- Fácil uso no computador e no celular
- Integração com diversos sistemas
- Suporte rápido e de qualidade
Esses são somente alguns itens que irão garantir uma escolha assertiva e coerente com o seu negócio.
Quais são as diferenças entre CRM imobiliário e gestor de leads imobiliários?
O CRM imobiliário é uma ferramenta que atua em diversos processos da imobiliária. Ele é essencial por auxiliar na manutenção de clientes, concentrar dados da imobiliária e facilitar as burocracias do mercado imobiliário.
Já uma ferramenta de gestão de leads vai atuar ao lado do seu time comercial. Ela irá melhorar o desempenho dos corretores, fornecendo assertividade na hora da distribuição de novos contatos e velocidade na hora da entrega do lead. Em outras palavras, a ferramenta centraliza os leads de todos os canais de aquisição e irá distribuir em tempo real para o corretor certo, aumentando a qualidade do seu atendimento.
Essa prática é fundamental para diminuir o tempo de resposta da imobiliária e fornecer uma melhor experiência para o seu futuro cliente. Pois atua controlando seus leads, melhorando seus atendimentos e aumentando a suas chances de fechar um negócio.
Outra diferença que ajuda a entender melhor as diferentes ferramentas é: enquanto o CRM Imobiliário lida com vários aspectos da rotina da imobiliária, a gestão de leads atua no atendimento de novos contatos que chegam diariamente nas imobiliárias.
É importante lembrar que as duas ferramentas são complementares, elas irão auxiliar os corretores e gestores em diferentes partes dos processos da imobiliária. Portanto, ao escolher um CRM ou gestor de leads fique atento às suas integrações e como eles atuam para construir juntos uma melhor experiência para os seus clientes e para os seus leads.
Conclusão
Escolher um CRM imobiliário é uma tarefa muito importante. Avaliar alternativas e entender como eles funcionam é essencial para fazer a melhor escolha para o seu negócio e garantir o sucesso de vendas.
Geralmente, ao escolher um CRM, as empresas costumam investir muito tempo e dinheiro. Mesmo assim, se a opção escolhida não funcionar como o esperado, é importante que isso seja percebido o quanto antes. Assim, a gestão pode encontrar uma solução ou uma ferramenta mais adequada.
Também é importante lembrar que, mesmo que o nome CRM derive de Gestão de Relacionamento com o Cliente, essa ferramenta não atua diretamente como um facilitador no atendimento da imobiliária, por exemplo.
O atendimento imobiliário necessita ser específico. Por lidar com grande número de leads, uma ferramenta que faça a gestão dos seus leads é muito importante para uma imobiliária de sucesso.
Ao investir em um CRM imobiliário e também em uma ferramenta para gestão dos leads, você estará melhorando as suas chances de sucesso e aumentando as suas vantagens perante a sua concorrência. Dessa forma, seus processos e atendimento estarão otimizados, funcionando em harmonia na imobiliária.
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