Como ter uma imobiliária de sucesso

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Ter uma imobiliária de sucesso é o que todo dono de imobiliária quer. Afinal, construir e guiar um negócio para o sucesso é uma tarefa complexa, mas não precisa ser um grande enigma.

Por isso, criamos para vocês um guia de como ter uma imobiliária de sucesso desde a sua criação. Mas isso não exclui aqueles que já possuem uma imobiliária atuando no mercado, então dividimos o artigo em duas partes. Para aqueles que já possuem uma imobiliária consolidada no mercado sinta-se a vontade para pular pra o segundo bloco aqui.

Criando a sua imobiliária de sucesso

Criar a sua própria imobiliária é o sonho de muitos corretores e muitas vezes algo almejado por aqueles que estão fora do mundo da corretagem. Portanto, esteja ciente que será um desafio, mas vai valer a pena no final se você seguir todas essas dicas:

1. Estude o mercado

Não se prenda a uma visão generalista do mercado imobiliário, observe a nível global e nacional e procure entender como você irá se inserir.

Procure entender o cenário da sua região de maneira aprofundada, e tente focar no contexto mais especifico que a sua imobiliária será criada, você irá focar em: imóveis prontos? lançamentos? Alto padrão? Minha Casa Minha Vida?

Uma boa dica seria procurar a sua futura concorrência local e analisar como eles se posicionam no mercado, como se comunicam e o que negociam.

Além disso, também procure entender onde estão as suas oportunidades, ou seja, mercados que ainda não foram explorados na sua região. Isso poderá te ajudar a criar um negócio único, que poderá ter menos concorrência e mais chance de sucesso.

2. Tenha credenciamento no CRECI

CRECI é a sigla do Conselho Regional de Corretores. Ele foi criado para regulamentar a profissão do corretor. Por isso, ser registrado no CRECI é fundamental para todos os corretores e donos de imobiliária.

Para ter o seu CRECI, é necessário ter um curso técnico ou superior em corretagem. Caso esse não seja a sua vontade, existem outras formas de possuir uma imobiliária ser o CRECI. Nesse caso, a imobiliária teria que ser criada em sociedade com um corretor, sendo isso legalmente aceito pela lei e possibilitando que você abra seu negócio sem grandes impedimentos.

3. Monte um plano de negócio

Tendo feito o seu estudo de mercado e resolvido o seu credenciamento no CRECI, é a hora de você organizar o seu plano de negócio para montar a imobiliária.

Para o seu plano de negócio, defina as principais características da sua imobiliária. Bem como, qual será o seu nicho de atuação, como será organizado os setores da imobiliária e como será o seu posicionamento no mercado.

Nesse contexto, o posicionamento da sua imobiliária será muito importante, e depende do nicho de mercado que você irá se apropriar. Seja por localização ou faixa de preço, definir seu posicionamento no mercado ajuda a construir a sua imobiliária com uma base direcional sólida.

Além disso, esse é o melhor momento para começar a pensar quem você vai trazer para a imobiliária e quais serão os cargos para contratação.

4. Encontre o espaço ideal

Chave na porta que demonstra o local ideal para a sua imobiliária de sucesso

O espaço ideal é sempre relativo, e ninguém melhor do que um corretor para entender isso. Temos que pensar em diversos critérios e no final pesar quais valem mais a pena.

Na hora de escolher o seu espaço físico, não deixe de levar em consideração os insights tirados do estudo de mercado e do plano de negócio. Do contrário, seu espaço e localização poderão se tornar um empecilho no futuro, e não corresponder às suas expectativas como empresário do ramo imobiliário.

5. Contrate profissionais de qualidade

Os profissionais contratados serão determinantes para o sucesso da sua imobiliária. Afinal, eles que estarão presentes no cotidiano do negócio, realizando a maioria das tarefas e garantindo o bom desempenho da imobiliária.

Nesse caso, é necessário dividir os setores da imobiliária e ver quais serão as funções dos seus futuros funcionários. Por exemplo, verificar quantas pessoas irão compor o seu setor financeiro, comercial, de marketing, etc.

Nisso, procure entender como você conseguirá compor o seu time com profissionais competentes, principalmente nas lideranças dos setores, pois uma boa liderança pode estimular outros funcionários e agregar nos esforços seu time como um todo.

Aperfeiçoando o seu negócio para ter uma imobiliária de sucesso

Caso você já tenha uma imobiliária, saiba que o importante é buscar sempre maneiras de melhorar o seu desempenho no mercado e dentro da sua equipe, então você veio ao lugar certo. Veja a seguir dicas de como você pode direcionar a sua imobiliária para o sucesso e crescimento constante:

1. Ofereça serviços exclusivos para os clientes

Corretor e cliente apertando as mãos

Atualmente, com a digitalização do mercado imobiliário, o alcance das empresas se tornou muito maior, mas a com isso a concorrência aumentou também. Nesse contexto, se torna extremamente relevante, para ter uma imobiliária de sucesso, oferecer serviços especiais e exclusivos para os seus clientes. Assim, você conseguirá um maior destaque no mercado e poderá sair na frente da concorrência.

Deste modo, os serviços diferenciados que você pode oferecer para os seus clientes são voltados para a experiência dele na hora de adquirir um imóvel, sendo uma das formas mais eficientes criar um atendimento personalizado. Com isso, seu cliente se encontrará mais propicio a fechar um negócio com você em troca da atenção que a sua imobiliária deu para ele.

2. Acompanhe o desempenho dos seus corretores

Os corretores são os funcionários de maior destaque de uma imobiliária. Isso porque eles fazem parte da equipe que irá atender seus leads e realizar as vendas de imóveis. Então, você já deve ter percebido como eles são importantes na sua imobiliária, mas já parou para entender quais estão sendo os problemas que eles estão enfrentando?

Nisso, ao acompanhar o desempenho dos seus corretores, o dono e/ou gestor de imobiliária poderá verificar como eles estão caminhando com os leads e as ferramentas dos negócios, quantas vendas eles estão fechando e como eles estão se portando no ambiente de trabalho. Isso faz com que você possa intervir e melhorar o desempenho deles, sendo direcionando eles para um caminho melhor ou indicar o que está sendo um problema para eles e para a imobiliária, pois muitas vezes o profissional precisa de um olhar externo para se desenvolver.

3. Organize o seu funil de vendas

Sua imobiliária está atendendo os leads levando em conta o seu lugar na jornada do cliente? Não? Pois isso pode te ajudar a vender mais assertivamente e acompanhar seus resultados!

O funil de vendas no mercado imobiliário pode ser um grande aliado dos seus corretores e da sua gestão. Ele ajuda a entender o ciclo de compra e obter resultados mensuráveis sobre a jornada do cliente.

O funil imobiliário também é importante uma vez que o ciclo de compra de um imóvel é muito longo, e pode ter muitos leads reincidentes que pausaram a sua jornada próximos à finalização do compra. Nesses casos, possuir um histórico dos leads é essencial para não perder informações valiosas para impactar o lead reincidente da maneira mais direcionada possível.

4. Desenvolva um planejamento de marketing

O planejamento de marketing é o cara que vai te ajudar principalmente na hora de adquirir novos leads e melhorar a sua aquisição. O planejamento de marketing está diretamente relacionado à aquisição, por isso pode impactar no seu volume de vendas.

Sendo assim, sempre ressaltamos que o planejamento seja desenvolvido com antecedência e leve em consideração o cenário da imobiliária. Atente-se para o fato de que a área do marketing não irá funcionar apenas com a aplicação de dinheiro, você deverá estar sempre presente para verificar como o dinheiro está sendo usado e se está obtendo os resultados esperados.

5. Analise seus resultados

Gestora da imobiliária analisando os resultados no Harry em um computador de mesa

É muito fácil acreditar que a roda está girando e tudo está indo bem quando você não analisa seus resultados. Esse momento é necessário para verificar o que está sendo feito e onde estão os problemas e gargalos.

Por exemplo, imagine um cenário onde os seus leads que chegam pelo Facebook não estão comprando os imóveis. Você pode acreditar que é porque os seus corretores não estão fazendo um bom trabalho ou não estão conseguindo conversar com os leads de maneira efetiva. Porém, você verifica que seus corretores tiveram uma rápida taxa de primeira resposta e nenhuma mudança significativa a partir do momento que você percebeu a baixa na aquisição.

Nesse caso, você já está analisando e descartando através de dados quais podem ser os motivos que desencadearam o seu problema. Analisando mais a fundo, você conversa com a sua equipe de marketing e descobre que uma mudança no público dos anúncios do Facebook mudou no mesmo período que chegaram os leads desqualificados, e, ao reajustar essa mudança, você começa a perceber que o problema está se normalizando.

Assim, fica claro que, começar a olhar para os seus resultados com um viés mais crítico e analítico pode ajudar a contornar melhor os problemas da sua imobiliária e garantir que melhores resultados sejam entregues constantemente.

6. Utilize o Harry como ferramenta de gestão de leads

Tendo em vista os passos anteriores para criar e organizar uma imobiliária de sucesso, o Harry é a ferramenta que pode te ajudar na gestão da sua imobiliária.

No Harry seus leads são distribuídos automaticamente e em tempo real, aumentando a agilidade dos corretores e sendo um diferencial nos seus atendimentos, uma vez que também centraliza os seus leads em uma só plataforma, facilitando a sua análise de resultados.

Investir no seu atendimento e na sua gestão de leads pode ser o diferencial que a sua imobiliária precisa para ter o sucesso que você procura!

Conclusão

Para ter uma imobiliária de sucesso você precisa estar atento a vários fatores, que se estendem da sua criação até o momento em que já se encontra bem estruturada no mercado.

Os donos de imobiliária que se destacam são aqueles que estão sempre procurando maneiras de continuar crescendo no mercado e adquirir novas soluções para o seu negócio. E é dessa maneira que eles conseguem contornar melhor as crises que serão encontradas no caminho.

Aliás, já que você está aqui, que tal começar a analisar seus resultados e melhorar o seu atendimento? Contrate o Harry e juntos vamos construir o caminho da sua imobiliária para o sucesso!


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