Como realizar o planejamento estratégico da sua imobiliária em 2024

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Pessoas realizando um planejamento estratégico na sua imobiliária

A importância do planejamento estratégico para o sucesso dos negócios é inegável, e isso se aplica também à gestão de imobiliárias.

Um planejamento bem elaborado pode contribuir significativamente para o aumento das vendas e para uma gestão mais eficiente dos corretores, pois estabelece metas claras e direciona a empresa para o caminho do sucesso e destaque no mercado.

Nesse artigo, vamos trazer um passo a passo de como você, gestor ou dono de imobiliária, pode implementar um planejamento estratégico de sucesso em 2024, ou também, verificar se os itens abordados estão presentes no seu planejamento atual.

1. Análise do ambiente interno e externo

Descrição da ferramenta, para planejamento estratégico, análise SWOT com características do mercado imobiliário

Para começar, é importante realizar um estudo para entender como a sua imobiliária se encontra no mercado atual.

Esse estudo deve incluir uma análise da situação atual da imobiliária, incluindo sua posição no mercado, sua participação de mercado, sua performance financeira e orçamentos, assim como uma análise da sua concorrência, identificando os pontos mais relevantes.

Assim que tiver uma noção clara da situação atual da sua imobiliária e do seu mercado, inicie uma análise de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças da sua imobiliária, eles são característicos da análise SWOT, técnica criada para estabelecer itens importantes para o planejamento estratégico.

Assim, os pontos fortes são as características atuais que diferem a sua imobiliária positivamente das demais, e os pontos fracos são áreas que precisam de mais atenção para não se tornarem uma desvantagem competitiva.

Além disso, por essa análise é necessário identificar possíveis oportunidades de crescimento e desenvolvimento da imobiliária.

Isso pode incluir novos serviços ou nichos de produtos a serem oferecidos, por exemplo, sempre buscando maneiras de se diferenciar da sua concorrência.

Para isso, acompanhe e avalie tendências do seu mercado e, principalmente, as necessidades do seu público.

Também defina as ameaças do seu negócio, ou seja, fatores externos e fora do seu controle que podem geral algum tipo de dano ao seu negócio, como uma crise do mercado ou um cenário instável de vendas no setor imobiliário.

Com esses dados levantados, você estará pronto para desenvolver estratégias relevantes para o planejamento da sua imobiliária nesse ano.

Mas é importante lembrar que todos os dados levantados não são estáticos, e podem mudar com o tempo, por isso é sempre necessário acompanhar e revisar sua análise para não ficar para trás.

2. Defina metas e objetivos coerentes com seu planejamento estratégico

Descrição da metodologia SMART, voltado para imobiliárias construírem seu planejamento estratégico.

A partir da sua análise, desenvolva metas e objetivos estratégicos para cada setor da imobiliária que se adequem ao seu mercado e sua realidade.

Para isso, recomendamos o uso da metodologia SMART (em português, (S) Específico, (M) Mensurável, (A) Atingível, (R) Relevante e (T) Temporal), que demonstra quais características uma meta ou objetivo deve ter para aumentar a chance de ser alcançado e verificar se ele vale a pena o tempo e o esforço dos seus colaboradores.

Seguindo a metodologia, essas metas devem ser claras, precisas e direcionadas, para auxiliar no foco da equipe e assim serem alcançados com facilidade, sem que haja perda de tempo ou dispersão por falta de clareza.

É importante também que eles sejam mensuráveis, para que seja possível acompanhar e verificar se as ações e esforços implementados estão realmente levando ao alcance dos objetivos estabelecidos.

Eles também devem ser alcançáveis, levando em conta limitações financeiras, de recursos humanos e de tempo, para que a equipe não perca motivação ao tentar alcançá-los, uma vez que sabem que não podem ser realizados.

Por isso, o objetivo também precisa ser realista, e ir de encontro com a realidade da empresa e dos colaboradores.

Além disso, o objetivo precisa ter um prazo estabelecido, ou seja, para ajudar na sua realização é importante colocar datas de início e fim e também prazos para a sua conclusão. Isso ajuda a estabelecer urgências e verificar se os resultados estão sendo obtidos.

3. Avalie o desempenho

Fotografia de um gráfico num computador.

Após começar a aplicar seu planejamento estratégico para atingir seus objetivos e metas, é importante estabelecer como serão monitorados os resultados das ações implementadas. Isso permitirá identificar o que está dando certo, o que precisa ser melhorado e se é necessário a realização de ajustes para maximizar os resultados de cada setor da sua imobiliária.

Alguns exemplos de indicadores que podem ser acompanhados nessa etapa:

No financeiro:

  • Redução dos custos fixos;
  • Redução das despesas financeiras;
  • VGV do trimestre;

No funil de vendas:

  • Tempo de primeira resposta;
  • Volume de vendas;
  • Tempo do ciclo de vendas;
  • Taxas de conversão por etapa.

Na gestão do time:

  • Taxas de conversão individuais;
  • Turnover da equipe;
  • Clima organizacional.

No marketing:

  • Volume de novos leads por canal;
  • Custo por lead.

Assim, a imobiliária pode acompanhar com clareza o que esta sendo feito em comparação ao que se espera que seja atingido e buscar fazer as alterações necessárias, o mais rápido possível, para que cada setor alcance o objetivo e colabore com o resultado final.

Várias pessoas com a mão no centro de uma roda, demonstrando união.

Pronto! Com esses passos você pode criar um planejamento estratégico para 2024 que auxiliará no crescimento e desempenho da sua imobiliária.

Mas para que todas essas etapas sejam realizadas e monitoradas com frequência, é necessária a organização do gestor ou dono da imobiliária, e sabemos que, por muitas vezes, por conta de tarefas manuais ou uso de planilhas e sistemas engessados, mensurar os resultados pode levar mais tempo que o esperado.

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