O que acompanhar no mercado imobiliário? Conheça os principais índices econômicos

Escrito por: 

Selic, IGP-M, INPC. O “economês” é como chamamos as palavras, siglas e expressões que rodeiam a área da Economia. Mesmo longe dos grandes debates econômicos, corretores de imóveis precisam conhecer muito bem essas siglas, afinal elas afetam diretamente o mercado imobiliário.

Cada um dos índices e taxas do economês influencia de forma diferente o seu trabalho. Algumas dessas siglas, inclusive, têm impacto direto na economia, nas taxas de juros que serão oferecidas aos potenciais clientes e até mesmo nos seus resultados anuais.

Nesse artigo, vamos nos debruçar sobre alguns desses índices econômicos que mexem com a sua vida. Conhecer melhor cada um deles pode até mesmo te ajudar no atendimento ao cliente. Vamos lá? Confira:

Moedas e notas, que são uma representação física da economia do nosso país, ligado diretamten aos principais índices econômicos

Taxa Selic

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de empréstimos, financiamentos e aplicações financeiras.

Impacto no seu trabalho: por ser uma taxa básica, ela é utilizada para controlar a inflação e tem impacto direto nos preços de financiamentos imobiliários. Quando está alta, a taxa Selic costuma reduzir o lançamento de novos empreendimentos, diminuindo a oferta no mercado e aumentando os preços de imóveis ao consumidor.

Onde se informar sobre a Selic? O índice Selic pode ser encontrado no site oficial do Banco Central do Brasil. Por lá, a instituição apresenta um gráfico atualizado, conforme a taxa é alterada.

Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M)

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) é um índice que mede a inflação criado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O IGP-M é conhecido também como o índice da “inflação do aluguel” no mercado imobiliário. Ele é importante indexador de contratos de locação no Brasil, o que significa que muitos contratos de aluguel são alterados de acordo com a variação desse índice.

Impacto no seu trabalho: um IGP-M alto significa que o preço dos aluguéis também podem subir, impactando diretamente a inflação geral do país e a capacidade do corretor de imóveis de negociar novos contratos.

Onde se informar sobre o IGP-M? A Fundação Getúlio Vargas faz a medição e divulgação mensal do índice no seu site oficial.

Gráfico com índices econômicos no mercado imobiliário

Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M)

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) é um indicador econômico que traduz a evolução de custos de construções de novas unidades habitacionais.

Impacto no seu trabalho: o INCC-M permite  o acompanhamento da evolução dos preços de materiais de construção entre os principais fornecedores do mercado, os custos de mão de obra e demais serviços mais importantes para a construção civil.

Onde se informar sobre o INCC-M? O índice integra o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil, do IBGE. No site da instituição, você pode conferir a evolução do índice.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

O IPCA mede o aumento dos preços de um conjunto de produtos e serviços oferecidos no mercado geral. Sua medição é feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice mede o consumo de bens pelas famílias que têm renda a entre 1 e 40 salários mínimos.

Impacto no seu trabalho: ele é o principal índice inflacionário do país. Em 2022, a prévia da inflação do IPCA está em 8,32%. Em uma boa situação econômica, o índice fica dentro da meta de inflação fixada pelo governo, entre 4% e 7%. A inflação medida pelo IPCA tem impacto sobre toda a cadeia de preços da economia brasileira, inclusive o setor imobiliário, nos aluguéis, preços de novos empreendimentos, materiais de construção.

Onde se informar sobre o IPCA? O site do IBGE divulga a prévia do IPCA em tempo real.

Mulher se atualizando na sua jornada de conhecimento no mercado imobiliário

FGTS

O FGTS significa Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. É um tipo de “poupança” compulsória em contratos de trabalho mediados pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que têm como objetivo proteger o trabalhador que for demitido sem justa causa.

Quando é demitido sem justa causa, o trabalhador pode sacar o seu FGTS para ter um valor enquanto espera por uma nova oportunidade profissional.

Impacto no seu trabalho: nas últimas duas décadas, o governo autorizou trabalhadores a utilizarem seus FGTS para quitar ou pagar parcialmente dívidas de financiamentos imobiliários. O FGTS dos trabalhadores também é utilizado pelo governo para financiar unidades habitacionais populares a preço baixo.

Onde se informar sobre o FGTS? Os trabalhadores podem ter acesso ao saldo do seu FGTS pelo sistema da Caixa Econômica Federal, gestora desse recurso a cargo do Governo Federal.

Notas de 100 reais, mostrando como o dinheiro está presente no mercado imobiliário

Crédito imobiliário

O crédito imobiliário é uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras para a compra, construção ou reforma de imóveis, para moradia ou para utilização comercial. É também conhecido como financiamento imobiliário. O aumento do crédito imobiliário influencia diretamente o mercado imobiliário e também os resultados financeiros para incorporadoras e imobiliárias.

Impacto no seu trabalho: esse tipo de crédito é fornecido em maior ou menor grau pelos bancos públicos e privados dependendo da temperatura econômica do país. Quando as contas do país vão bem, o crédito imobiliário cresce e as empresas de engenharia e incorporadoras aumentam o seu volume de obras, o que eleva a oferta de unidades no mercado.

Onde se informar sobre o crédito imobiliário? Não há um agregador nacional sobre o tema, mas é possível encontrar informações sobre a oferta geral de crédito imobiliário em veículos especializados em economia, como o Valor Econômico, Exame, Época Negócios, entre outros.

Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC)

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é um indicador que mede a variação de preços para os consumidores em toda a economia do país. No geral, o INPC é utilizado como referência em ajustes salariais, como o caso do próprio salário-mínimo.

O INPC difere um pouco do IPCA. O IPCA faz a medicação dos preços a partir de uma parcela maior da população, enquanto o INPC verifica a variação do custo de vida médio apenas de famílias com renda mensal de 1 a 5 salários-mínimos.

Impacto no seu trabalho: o INPC costuma a capturar os preços sobre a parcela da população mais sensível às variações de preços: as famílias mais pobres. Como o IPCA, é um dos mais importantes índices inflacionários nacionais, que tem reflexo sobre a economia geral do país.

Onde se informar sobre o INPC? É possível conhecer os dados mais recentes no site oficial do IBGE.

Simplifique com o Harry

O economês pode soar bastante complicado para muita gente. E realmente não é fácil entender todas essas siglas.  Nesse artigo, tentamos deixar mais simples para você o que significam esses termos todos e como eles impactam diretamente sobre o seu trabalho no mercado imobiliário.

Aqui no Harry é assim. Queremos facilitar seu trabalho e aumentar seus rendimentos. Nossa plataforma funciona como um gestor inteligente de leads imobiliários. Nela, o corretor imobiliário recebe automaticamente os leads no celular, filtrados de acordo com o seu perfil de negócio. Isso torna seu trabalho mais assertivo, o que pode resultar em mais volume de vendas e contratos de locação.

O Harry automatiza e digitaliza o processo de receber um lead, distribuir para o corretor de imóveis e acompanhar o atendimento pelas fases do funil. Isso reduz o tempo que o esse profissional levaria para receber um lead de agências imobiliárias, de forma mais refinada e direcionada.

Conheça o Harry. Diferente dos termos do economês, ele é simples e intuitivo de usar. Acesse o nosso site e entenda como ele pode melhorar seu trabalho.

Relacionados

Mais Acessados