Tráfego imobiliário pago e orgânico: entenda as melhores estratégias

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Entenda como aumentar o tráfego da sua imobiliária.

O tráfego imobiliário é essencial para qualquer imobiliária ou corretor que deseja aumentar a visibilidade, credibilidade e competitividade no mercado imobiliário.

Por isso, você deve conhecer os caminhos do marketing imobiliário para promover esse tráfego, assim como as melhores estratégias e práticas para ter bons resultados — e, de fato, atingir seus objetivos.

O que é e qual a importância do tráfego imobiliário?

Esse tráfego para imobiliárias se refere ao volume de visitantes que uma imobiliária atrai para seus canais digitais, como site, páginas de redes sociais e anúncios pagos.

Esse tráfego é fundamental para o sucesso do seu negócio, pois quanto maior o número de visitantes, maior a probabilidade de gerar leads qualificados e, consequentemente, fechar vendas. 

Investir em estratégias para aumentar o tráfego não só amplia a visibilidade da imobiliária, mas também fortalece o relacionamento com potenciais clientes ao fornecer informações e responder a suas necessidades específicas.

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago para imobiliárias?

Para começar, é preciso entender o que é tráfego orgânico: ele se caracteriza pelos acessos espontâneos no site da sua imobiliária, geralmente obtido por meio de buscas em redes como o Google.

Antes de seguirmos, também é essencial apresentar o que é tráfego pago: conhecido como “anúncio patrocinado”, esses são acessos ao site realizados através de posições pagas em redes de pesquisas ou outras plataformas de anúncio, como Meta Ads.

A principal diferença entre as duas estratégias é o investimento necessário e a urgência para obter resultados.

O tráfego orgânico, embora mais lento no início, tende a ser mais duradouro e custo efetivo a longo prazo. Por outro lado, o tráfego pago pode ser ajustado para gerar picos de tráfego imediato, sendo ideal para campanhas específicas ou promoções limitadas.

Outra diferença é a manutenção: o tráfego pago necessita de investimento contínuo, enquanto o orgânico requer atualização e otimização constantes do conteúdo para manter sua relevância e classificação nos motores de busca.

Como as imobiliárias podem aumentar seu tráfego orgânico?

As imobiliárias podem aumentar seu tráfego orgânico por meio de várias estratégias focadas em otimização para motores de busca (SEO) e criação de conteúdo relevante.

As principais incluem:

Otimização SEO on-page

Todas as páginas do site devem estar otimizadas para SEO, incluindo o uso estratégico de palavras-chave relacionadas ao mercado imobiliário e títulos e meta descrições de páginas atraentes, que chamam a atenção.

Utilizar tags de cabeçalho (conhecidos como títulos h1, h2 e h3) também é importante para organizar o conteúdo e fazer com que fique mais legível para o visitante da página.

Conteúdo de qualidade

Crie conteúdos que atendam às perguntas e necessidades do seu público-alvo. Artigos sobre dicas de compra de imóveis, tendências de mercado, decoração e manutenção de casas, além de guias locais sobre bairros, podem atrair visitantes interessados em imóveis.

Otimização para pesquisa local

As imobiliárias podem aumentar a visibilidade em pesquisas locais ao otimizar sua presença no Google Meu Negócio e outras listagens locais. Isso inclui garantir que todas as informações estejam corretas e atualizadas, além de incentivar clientes satisfeitos a deixarem avaliações positivas.

Aproveitamento de redes sociais

Embora as mídias sociais sejam tecnicamente consideradas tráfego de referência, elas podem aumentar o tráfego imobiliário orgânico ao ampliar o alcance do conteúdo e fomentar o engajamento. 

Postagens regulares e interação com os seguidores podem direcionar tráfego para o site.

Quais são as melhores estratégias de tráfego pago para imobiliárias e corretores de imóveis?

As estratégias de tráfego pago são essenciais para imobiliárias e corretores de imóveis que desejam aumentar rapidamente sua visibilidade e atrair mais leads.

Algumas estratégias e melhores práticas são:

Campanhas de pesquisa

Utilize plataformas como Google Ads e Bing Ads para configurar esse tipo de campanha.

Elas permitem que você apareça nos resultados de pesquisa acima dos resultados orgânicos para palavras-chave específicas, como “casas à venda em [cidade]” ou “melhores corretores de imóveis perto de mim”.

Anúncios em redes sociais

Plataformas como Facebook, Instagram e até o Tik Tok, se o seu público utilizar a plataforma, oferecem oportunidades de realizar anúncios pagos.

Essas plataformas permitem uma segmentação detalhada com base em localização, interesses, comportamentos e dados demográficos.

Campanhas de retargeting também são altamente eficazes em redes sociais, pois permitem você se reconectar com usuários que visitaram seu site mas não converteram inicialmente.

Campanhas de display

Campanhas de display em redes como Google Display Network permitem que você coloque banners visuais em diversos sites que seu público-alvo pode visitar.

Esses anúncios, quando bem projetados e com mensagens claras, podem aumentar a conscientização da marca e atrair tráfego direto para seu site.

YouTube Ads

Utilizar anúncios de vídeo no YouTube (ou outras plataformas de vídeo) pode ajudar a captar a atenção de potenciais clientes de maneira mais dinâmica.

Vídeos de tours virtuais dos imóveis, depoimentos de clientes e explicações detalhadas sobre o processo de compra podem ser particularmente persuasivos e aumentar o seu tráfego imobiliário.

Como combinar tráfego pago com estratégias de marketing orgânico para imobiliárias?

Combinar tráfego pago com estratégias de marketing orgânico é uma abordagem para imobiliárias que buscam maior visibilidade e a conversão de leads.

Inicialmente, o tráfego orgânico ajuda a estabelecer uma base de conteúdo confiável e otimizado para SEO, o que aumenta a autoridade do site e melhora o ranking em ferramentas de busca.

Paralelamente, o tráfego pago pode ser utilizado para gerar exposição imediata e direcionada, ideal para promover listagens específicas ou campanhas de curto prazo.

É possível, por exemplo, alinhar campanhas de retargeting, tanto em redes sociais, quanto YouTube e rede de display, para os usuários de visitas orgânicas do seu site que não realizaram uma conversão.

Utilize Harry para centralizar os leads, tanto orgânicos quanto pagos, da sua imobiliária. Entenda como funciona e o plano mais adequado para você!

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