Saiba Como Melhorar seu Relacionamento com os Corretores

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Formas de melhorar o desempenho do time através do monitoramento de equipe

Aprimorar o relacionamento profissional com os seus funcionários é uma das partes mais importantes da gestão de time, mas também uma das mais difíceis. Quando se cria um relacionamento de confiança com os seus corretores, o gestor terá mais abertura na hora de cobrar resultados e dar feedbacks, aumentando a eficiência da imobiliária e os resultados obtidos.

Muitas vezes, o erro se encontra em buscar tomar atitudes somente em situações extremas, pois isso torna possível atritos entre os corretores e a liderança. E é por isso que a construção de um relacionamento profissional, do gestor com o seu time de corretores, deve se dar de forma constante, e ser independente da ocorrência ou não de problemas mais graves.

Nesse artigo, traremos algumas das principais dicas referentes a gestão de time aplicado à gestão de imobiliárias. Descubra algumas das melhores práticas e crie uma imagem de segurança, confiança e credibilidade para o seu time.

Como desenvolver um relacionamento com seu time de corretores

Melhorar o seu relacionamento com os corretores é um objetivo que deve ser atingido de forma natural.

Para desenvolver a sua liderança, o primeiro movimento é se aproximar do seu time para desenvolver confiança. Nesse momento alguns passos são importantes para que isso ocorra de forma natural e profissional, não prejudicando a sua imagem como líder.

Demonstre que você é um líder acessível

Muitas vezes, os líderes têm a falsa impressão que para construir uma imagem de respeito é necessário se distanciar ao máximo dos seus colaboradores. Porém, isso já é considerado um mito.

Ao demonstrar que você está disposto a ouvir e conhecer mais sobre eles, seus corretores se sentirão mais confortáveis na hora de conversar com você a respeito de problemas no ambiente de trabalho e empecilhos que podem estar prejudicando o desempenho da equipe. Dessa forma, você pode ficar sabendo de problemas antes que eles atinjam seu ápice, entender melhor os seus colaboradores e como eles trabalham e performam no dia-a-dia.

Seja transparente

A gestão transparente é uma grande aliada das lideranças, pois auxilia na construção da confiança dos profissionais em relação ao gestor e à equipe. Práticas de transparência consistem em comunicar sempre que possível decisões que afetem o time e a empresa, a fim de manter os funcionários cientes das transformações e criar uma maior noção de pertencimento à imobiliáaria.

Ajude com a resolução de problemas

Você já parou pra pensar em quantas vezes precisou de ajuda no trabalho? E quantas vezes não soube para quem pedir?

Seja a pessoa que seus corretores procuram quando precisam de ajuda. Entenda que não importa quanto tempo as pessoas do seu time possuem de experiência, eles podem eventualmente ter alguma dúvida ou encontrar algum problema que prejudique seu desempenho.

Por isso, esteja sempre aberto para auxiliar com novos problemas e não repreenda seus corretores se eles procurarem por você. Lembre-se, você já enfrentou problemas na sua profissão antes, seja para o seu corretor a pessoa que você um dia já precisou.

Cuidado com exageros!

Criar um relacionamento com os membros do seu time é fundamental para uma gestão eficiente. Entretanto, nesse processo é que muitos gestores confundem o seu papel, e acabam deixando de cumprir o seu papel de liderança. Entenda alguns dos problemas que podem te desviar do propósito de ser um bom gestor.

Aja sempre com respeito

No lugar de liderança você precisa ser o exemplo para o seu time. Por isso, trate todos de forma igualitária e tome cuidado para não faltar com respeito com os colaboradores na busca de criar um relacionamento com eles. Liderar com respeito é uma maneira importante de construir relações profissionais e ser respeitado pelos colaboradores da sua imobiliária.

Lembre-se: Você ainda é um gestor

Você ainda precisa exercer outras funções e coordenar os seus corretores e sua imobiliária ao sucesso. Não deixe sua função de lado, você precisa demonstrar confiança e conhecer os diversos processos da rotina da imobiliária. No papel de líder, você tem atribuições diferentes do time e todos os olhos estão em você, por isso, seja o exemplo para o seu time. Tenha uma rotina para as suas demandas e reserve tempo e energia para conciliá-las com a gestão do time, liderança pelo exemplo é certamente uma das mais eficazes. E lembre-se: O time é o espelho do gestor.

Saiba diferenciar a relação pessoal e profissional

Muitas vezes na hora de se tornar um gestor, é difícil lidar com a ideia de rejeição do time. Por isso, se torna comum que novos líderes tentem fugir dessa rejeição se mostrando mais amigáveis. Construir relações fora do ambiente de trabalho com seus corretores não é um problema, mas você precisa se precaver para que isso não afete o ambiente de trabalho.

Você como gestor, deve se preocupar em diferenciar essas relações e desempenhar o seu papel como gestor sem deixar possíveis amizades com seus corretores interferirem na sua gestão.

Liderar nem sempre vai ser um papel fácil. Muitas vezes, essa profissão exige que você tome decisões comerciais, e isso pode se tornar mais difícil em um ambiente em que você não é visto como um líder, mas sim como um igual.

Cobrando resultados

Agora que você já trabalhou para estabelecer um relacionamento de confiança e credibilidade com os seus corretores, você estará mais apto a cobrá-los de resultados e trabalhar ativamente para melhorar o desempenho do seu time comercial.

Avalie os desempenhos individualmente

Primeiramente, é importante avaliar os desempenhos dos seus corretores individualmente, ou seja, como eles estão trabalhando e desenvolvendo suas tarefas e quais resultados estão gerando para a sua imobiliária. Para isso, é muito importante que as atividades principais desses corretores sejam registradas individualmente, facilitando as análises individuais e auxiliando numa atuação mais direcionada e específica.

Não compare seus corretores entre si

Após avaliar os membros do time individualmente, não parta para pressupostos. Seus corretores são pessoas diferentes com contextos diferentes, por isso, dificilmente chegarão nos mesmos resultados. Dessa forma, busque não confundir o desempenho de um corretor com os resultados de outro. Assim, você poderá entender melhor quais partes precisam ser desenvolvidas e o que pode estar afetando os desempenhos individuais com bases mais sólidas e sem idealizações.

Ajude o corretor a entender o que não foi atingido

O processo de buscar melhores resultados não deve partir só de você, gestor. O corretor precisa perceber efetivamente o que o impediu de performar melhor, e o que não conseguiu atingir baseado em resultados anteriores. Dessa forma, o objetivo ficará mais claro para ele e ele irá compreender como poderá buscar melhores resultados a partir do cenário que se encontra.

Essa prática é relevante na hora de criar uma gestão saudável com os seus liderados, e auxilia na prática de transparência da imobiliária. Direcionar os corretores a avaliarem o seu próprio desempenho é uma das práticas que mais irão te ajudar na hora de cobrar resultados do time.

Dando feedbacks efetivos

A hora de dar feedback é uma das mais temidas pelos gestores, afinal, o timing correto para realizar essa ação muitas vezes é incerto. Porém, iremos te auxiliar com isso, trazendo algumas ações que visam facilitar o seu feedback para o time de corretores

A importância de feedbacks de reconhecimento, avaliação e orientação

Primeiramente, para desenvolver um feedback efetivo é necessário entender quais são os tipos de feedbacks que existem. Os mais conhecidos são os de reconhecimento, avaliação e orientação.

Cada um deles possui um grande papel no desenvolvimento do time: O de reconhecimento busca dar um retorno positivo para o corretor, mostrando que você reconhece o seu valor como forma de mantê-lo motivado; O feedback de avaliação é utilizado para avaliar o desempenho do seu corretor com base nos resultados anteriores; Já o de orientação é um complemento para os tipos anteriores que vai guiar o seu corretor a como agir perante um problema.

Veja o feedback como uma ajuda para o corretor se desenvolver

O feedback é muito importante para o seu corretor se desenvolver no âmbito profissional. Por isso, não pense somente em retornos financeiros ao dar um feedback para os seus corretores, ajude-os a desenvolverem suas habilidades e a crescerem na profissão.

Esse hábito auxilia na criação de um time mais forte que confia e acredita na imobiliária. Assim, feedbacks criados para o desenvolvimento do corretor possuem um maior resultado a longo prazo do que os que visam somente resultados financeiros imediatos.

Seja específico nos seus apontamentos

Quanto mais específico você for em um feedback, maiores serão as chances da pessoa que está recebendo entender o que deve ser feito ou ao que você estava se referindo. Por isso, escolha com cuidado suas palavras e tente apontar para acontecimentos e resultados fáceis de serem observados. Aqui, outra dica é não apresentar coisas que estão somente na sua percepção, e não são comprováveis, busque embasar seus comentários com fatos concretos e dados.

Monitorando o seu time de corretores

Uma vez que você seguiu todos os passos acima, você precisará monitorar os dados da sua imobiliária. A prática é necessária para verificar se as suas ações de gestão estão surtindo efeito e impactando positivamente nos resultados.

Além disso, o monitoramento do time deve ser constante e auxiliar na gestão da imobiliária como um todo, evitando que problemas saiam do controle da gestão da imobiliária.

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