Como encontrar o seu nicho no mercado imobiliário em 3 passos

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Conceito de nicho de mercado

Descobrir qual o seu nicho no mercado imobiliário é fundamental para você se destacar da concorrência, se desenvolver profissionalmente e aumentar os negócios.

Isso porque quem se especializa em uma área consegue dominar as especificidades do público e agir de maneira mais certeira.

Porém, sabemos como pode ser difícil encontrar um nicho, já que o mercado imobiliário tem diversas possibilidades de atuação. Para te ajudar nessa caminhada, preparamos este conteúdo completo.

Continue a leitura para saber os principais nichos imobiliários, entender a importância de se especializar e, o mais importante, como descobrir o nicho para chamar de seu. Aproveite!

O que é nicho no mercado imobiliário?

Para explicar melhor o que é nicho imobiliário, antes é preciso entender o que é segmento. Muitas pessoas usam esses dois termos como sinônimos, mas, na verdade, existem grandes diferenças entre eles.

O segmento é um recorte amplo do mercado. Nele, você encontra um grupo de consumidores com interesses e necessidades semelhantes.

Já o nicho é uma parcela de um segmento de mercado. Ou seja, atende clientes com preferências mais específicas.

Níveis de segmentação no mercado imobiliário

Por exemplo, no mercado imobiliário, imóveis residenciais são um segmento. Dentro desse segmento, você encontra diversos nichos, como studios, Minha Casa, Minha Vida e coberturas.

Assim, quando o corretor e a imobiliária se especializam em um nicho, eles estão se concentrando em atender um pequeno recorte do mercado imobiliário.

Principais nichos imobiliários

Para ficar mais clara a diferença e facilitar a sua escolha, separamos os principais nichos imobiliários de cada segmento de mercado. Confira!

Segmento Residencial

O segmento mais comum e com maior demanda no mercado se concentra nas propriedades para fins de moradia, como:

  • Apartamentos
  • Condomínios
  • Casas geminadas
  • Sobrados
  • Kitnets
  • Flats

Segmento Industrial

Focados em empreendimentos do segundo setor, seus principais nichos são:

  • Plantas de fábricas
  • Galpões e depósitos
  • Parques industriais
  • Terrenos para construção

Segmento Comercial

O segmento comercial trabalha com imóveis que oferecem estrutura para atividades empresariais. Vale a pena lembrar que, neste caso, os empreendimentos comerciais só podem ser alugados por pessoas jurídicas. Alguns imóveis que se encaixam nesse segmento são:

  • Salas comerciais
  • Lojas
  • Andares corridos
  • Terrenos para prédio comercial, shopping e outros

Segmento Demográfico

Esse segmento cria nichos com base em dados populacionais. Aqui, o foco não é o tipo de imóvel, mas as diferentes personas do mercado imobiliário. O segmento demográfico pode ser dividido em:

  • Momento de vida (estudantes, pessoas com animais de estimação, famílias com ou sem filhos, entre outros)
  • Idade (jovens, adultos e idosos)
  • Poder aquisitivo (imóveis de luxo, de médio padrão ou populares)
  • Região (cidades, bairros e ruas)

Repare que é possível misturar os nichos e segmentos, criando uma infinidade de possibilidades. Você pode apostar em apartamentos de alto padrão para famílias. Ou em salas comerciais no centro da cidade.

📌 Independentemente da sua escolha, tenha em mente que você pode adaptar seu nicho com outros e atuar em diferentes áreas conforme as mudanças do mercado.

Qual a importância de encontrar sua área de atuação?

A maior vantagem de se especializar em um nicho imobiliário é ter a oportunidade de se destacar no mercado e alavancar sua trajetória profissional.

Ao escolher uma área específica de atuação, você consegue estudar de forma aprofundada o perfil do cliente daquele nicho. Sabendo as principais necessidades e desafios, fica mais fácil encontrar as melhores soluções para o público que você decidiu atender.

Dessa forma, você entrega um serviço diferenciado, fidelizando clientes e aumentando suas chances de crescer no nicho escolhido.

Percebeu que nessa curta linha de raciocínio, separamos diversos benefícios ao encontrar sua especialidade?

E a lista só aumenta! Além de ter seu diferencial, criar uma clientela e se desenvolver no mercado, você também:

  • Tem mais eficácia nos seus projetos
  • Aprende a contornar desafios de forma ágil
  • Aumenta o número de negócios fechados

Passo a passo para encontrar seu nicho no mercado imobiliário

Chegou a hora de ir para a prática e descobrir seu nicho imobiliário. É só seguir os próximos 3 passos!

1. Faça uma autoanálise

É muito mais fácil ser especialista em um nicho que você demonstre interesse e mais entendimento, não é? Por isso, o primeiro passo é pensar sobre você.

Algumas perguntas para se fazer e refletir são:

  • Quais são seus pontos fortes e fracos como corretor de imóveis?
  • Existe algum nicho que você já tenha mais afinidade?
  • Qual o seu objetivo de carreira no momento: estabilidade financeira, crescimento profissional ou outro? E a longo prazo?
  • Você prefere trabalhar com alto volume de negócios, como na locação de imóveis, ou com baixo volume e mais rentabilidade, como na venda?

2. Estude o mercado

Depois de fazer uma autoanálise, é possível você encontrar diferentes nichos que gostaria de atuar. Para afunilar suas opções e saber quais áreas têm mais oportunidades, estude o mercado.

Aqui, 3 fatores são fundamentais para pesquisar: demanda, concorrência e tendências. Vale ressaltar que esses critérios são complementares. Ou seja, tente analisar todos juntos quando estudar mais a fundo suas alternativas.

Vamos explicar melhor cada um dos fatores.

Demanda

Refere-se à quantidade de consumidores interessados no tipo de imóvel oferecido pelo nicho. Esse critério ajuda a entender quais áreas estão com grande potencial de resultados a curto, médio e longo prazo.

Concorrência

Verifique se o nicho de mercado está saturado com muitas imobiliárias ou corretores atuando nele. Se a resposta for sim, você pode apostar em outra área com mais perspectivas. Ou estude seus concorrentes diretos para encontrar brechas na forma que eles trabalham. Dessa forma, você pode focar nessa lacuna e se diferenciar no mercado.

Por exemplo, a concorrência não tem muita atuação em determinado bairro. Aproveite para fazer seu nome nessa região e criar sua clientela.

Tendências

O mercado é ditado por tendências. Por isso, fique atento às novidades no mundo imobiliário. Principalmente em hábitos de consumo, preferências do público e novas necessidades do mercado.

Assim, você identifica oportunidades de atuação para se desenvolver. Como os imóveis para idosos e suas famílias, tendência que vem crescendo nos últimos anos.

3. Entenda os diferentes públicos

Além de estudar o mercado, também é preciso conhecer os diversos públicos que você pode investir. Ao entender as características, necessidades, interesses e outros dados dos consumidores, você saberá se esse grupo combina com os seus objetivos profissionais.

Vamos pegar o segmento residencial e o nicho de apartamentos como exemplo. Nele, você encontra diferentes públicos: pessoas que querem investir em imóveis, indivíduos que estão à procura do seu primeiro lar, famílias que desejam um lugar mais amplo, entre outros.

Percebe que cada público tem uma necessidade diferente e um processo de decisão único?

Por isso, conhecer e entender qual persona você tem mais afinidade para trabalhar irá te ajudar a escolher o nicho imobiliário mais adequado.

Dicas de como ser referência no seu nicho imobiliário

O mercado imobiliário tem muitos caminhos para seguir. Entendendo como cada segmento e nicho se comporta, você pode escolher em qual área focar e desenvolver sua carreira nela.

Lembre-se que quanto mais específico, melhor! Desse jeito, você consegue realmente ser um especialista naquela área.

E depois de escolher seu nicho, como se destacar nele? Separamos algumas dicas para você que chegou até aqui. Confira!

  • Use diferentes canais de comunicação para atingir seu público
  • Ofereça uma boa experiência ao seu cliente desde o primeiro contato
  • Esteja atualizado com tendências de mercado
  • Divulgue seus cases de sucesso
  • Invista em ferramentas imobiliárias

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