O mercado imobiliário de luxo e a sua expansão

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Se o setor imobiliário não sofreu quedas durante a pandemia, um dos motivos foi o crescimento do mercado de luxo. É um dos poucos setores que não passou por retração ou redução de investimentos. Enfrentando, assim, esse período ileso.

A expansão do mercado de alto padrão pode ser reafirmada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Segundo o órgão, o setor cresceu 247% no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

E o futuro também parece promissor. Existe uma projeção de alta de 20% nas vendas de imóveis de luxo até 2023. É o que apontam estudos do Secovi-SP (Sindicato das Empresas de Compra e Venda de Imóveis de São Paulo).

Mas, afinal, por que esse mercado imobiliário está em ascensão?

O boom do setor imobiliário de luxo

A pandemia gerou consequências para a economia e o consumo brasileiro. E, justamente por causa delas, é que os leads imobiliários de alto padrão aumentaram. Assim, os 4 principais motivos para esse boom são:

Queda de juros

A Selic, taxa básica de juros, diminuiu consideravelmente em 2021. Esse índice influencia as outras taxas do Brasil, como as cobradas em investimentos e empréstimos. Por isso, muitas pessoas apostaram em diferentes maneiras de investir. Por exemplo, comprando imóveis.

Fronteiras fechadas

Sem viagens permitidas, o valor do dólar nas alturas e dificuldade em investir no exterior. Essas foram as razões para muitos decidirem realizar o sonho da casa própria.

A vista de cima de diferentes casas em um condomínio do mercado imobiliário

Busca por qualidade de vida

As medidas de isolamento mudaram as necessidades dos consumidores. O bem-estar causado pelo contato com a natureza se tornou preferência na compra de um imóvel. Ao contrário de alguns anos antes, que o foco era morar em centros urbanos.

Inclusive, espaços próximos a áreas verdes são uma das cinco tendências do mercado imobiliário no pós-pandemia.

Home office

A modalidade de trabalhar de casa veio para ficar. Por isso, moradias mais espaçosas, com boa infraestrutura e um ambiente dedicado ao trabalho estão em alta.

É possível perceber que esses 4 motivos podem ser aproveitados por qualquer imobiliária para fechar negócio. Mesmo que o luxo seja considerado um futuro longe para muitos leads imobiliários.

3 características que agregam valor aos imóveis

Existem alguns pontos que ajudam a agregar mais valor aos imóveis e torná-los exclusivos. É uma boa aposta se a sua empresa já tem imóveis de luxo no portfólio. Ou pretende investir neles nos próximos anos. Confira.

  1. Localização. Casas, edifícios ou condomínios de alto padrão ficam em locais onde o metro quadrado é valorizado. A valorização, geralmente, ocorre pela proximidade de pontos turísticos, parques bem conservados e centros comerciais.
  2. Área de lazer. Piscina, academia e espaço gourmet são exemplos de ambientes que muitos consumidores buscam nesses imóveis.
  3. Tecnologia. Dispositivos que regulam o funcionamento de persianas, luzes e ar condicionado são bem recebidos pelos leads. Assim como câmeras de monitoramento e de segurança.

Exemplo do mercado imobiliário de luxo com a foto de uma piscina rodeada de árvores e plantas

Como captar e atender leads imobiliários de alto padrão

Se você quer apostar no mercado de luxo, é preciso se adaptar ao cliente de alto padrão.

Em primeiro lugar, é fundamental entender o comportamento de consumo desse público. Por exemplo, como esses leads pensam, quais são suas necessidades e o que esperam dos corretores de imóveis.

De forma geral, trata-se de um grupo que espera um atendimento personalizado e qualificado. E quando se fala no setor imobiliário, esse lead busca alguém autossuficiente e que entenda de diferentes assuntos, principalmente de economia e investimentos.

Isso porque muitos clientes de alto poder aquisitivo apostam na compra de imóveis como outra forma de aplicação. Assim, ter conhecimento dessas temas ajuda a passar segurança e credibilidade ao lead.

Além disso, ter indicações de serviços complementares também ajuda a criar e fortalecer laços com o consumidor. Essas recomendações podem ser de fornecedores, arquitetos, designers de interiores e outros.

E claro, resolver dúvidas e problemas de maneira ágil e competente é outro ponto essencial para qualquer atendimento.

Corretora de imóveis mostrando uma casa a um jovem adulto enquanto segura uma chave e aperta a mão do jovem

Corretor do setor imobiliário de luxo

Em resumo, pode-se dizer que as habilidades de um corretor de alto padrão são:

Conhecimento do público

  • Qual a real necessidade do meu cliente?
  • O que ele está procurando em um imóvel?
  • Qual é a cereja do bolo que vai fazê-lo fechar negócio?;

Atendimento

  • É preciso saber como abordar esse consumidor para gerar identificação e criar um relacionamento de confiança.
  • E, também, estar preparado para solucionar qualquer problema;

Análise de resultados – ou como o ditado diz, a prática leva à perfeição.

  • Pare e pense o que deu certo ou errado nos seus atendimentos e de que maneira você pode melhorar.
  • Afinal, as experiências são os nossos melhores professores.

Mas como captar esses leads para, assim, atendê-los? A forma ideal é investir nos meios de comunicação que eles estão presentes. Neste caso, as redes sociais e outras plataformas digitais são a resposta.

Como aproveitar o público do mercado imobiliário de luxo com o digital

A transformação digital do mercado imobiliário é uma realidade que já virou questão de sustentabilidade para as empresas.

Conforme uma pesquisa da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), 55% dos consumidores passam por algum tipo de experiência digital na compra de um imóvel.

Por outro lado, a digitalização também trouxe diversas vantagens para o setor. Como otimização de tempo, redução de burocracia e acesso a dados.

Uma das formas de adotar o virtual na imobiliária é investir em gestão de leads. Além de auxiliar no aproveitamento do público de luxo. É a ferramenta mais adequada para gerenciar e conduzir o potencial cliente para a etapa de vendas. E, dessa modo, fechar um número maior de negócios.

O melhor? É que o Harry pode te ajudar nisso! Somos uma plataforma de gestão de leads imobiliários que já está ajudando o trabalho de diversos corretores.

Com o Harry, você tem acesso a todas as etapas do funil de vendas. Desse jeito, fica fácil e prático saber em que momento do fluxo o lead se encontra. E como abordá-lo da melhor forma para conseguir convertê-lo para cliente.

Quer mais agilidade e conversão de potenciais clientes do mercado de luxo? Conte com o Harry e aproveite as vantagens da gestão de leads.

Se você ainda não se convenceu, leia o nosso artigo: Por que a sua imobiliária precisa da gestão de leads?

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