Parceria imobiliária: a solução para não perder vendas e aumentar o seu faturamento

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Mãos segurando uma peça de quebra cabeça

A parceria imobiliária é uma estratégia que pode ser resumida com o famoso ditado “a união faz a força”. Ela acontece quando corretores, imobiliárias ou construtoras se juntam para vender um imóvel. Isso porque enquanto um tem o imóvel, o outro tem o cliente.

Essa coparticipação é benéfica para as duas partes do contrato, porque garante a venda, expande os relacionamentos e aumenta a carteira de clientes e imóveis.

Então, se você não quer perder clientes, a parceria imobiliária é a solução para os seus problemas! Mas, antes de se jogar nela, é importante que você entenda tudo sobre esse modelo colaborativo.

Por isso, acompanhe esse artigo até o final para saber como funciona, as vantagens, os principais tipos de parcerias no mercado imobiliário e como aproveitar essa oportunidade ao máximo. Boa leitura!

Como funciona a parceria imobiliária?

Imagine que o corretor está no processo de venda com um cliente. Mas ele não possui um imóvel na sua carteira que atenda às necessidades do lead.

Ao invés de perder a oportunidade de fechar negócio, o corretor procura uma imobiliária que tem a propriedade ideal. Juntos, os dois podem oferecer a melhor experiência ao cliente e vender o imóvel.

Neste cenário, a parceria imobiliária pode acontecer de forma pontual, quando os agentes se unem para efetuar uma venda específica. Ou duradoura, quando firmam um contrato por tempo indeterminado.

Além disso, é comum usar o “fifty fifty”, ou 50/50, para a divisão do comissionamento. Isso quer dizer que a comissão é dividida igualmente para cada um dos parceiros.

Por que investir em parcerias?

Antes de entrarmos mais a fundo nessa prática, separamos alguns benefícios que você ganha ao investir em parcerias. Confira!

  1. Aumento da carteira de clientes e imóveis: com a parceria, a imobiliária pode adicionar um novo cliente à sua carteira. Enquanto o corretor pode contar com outros imóveis no seu catálogo.
  2. Maior potencial de vendas: ao optar por fazer parcerias duradouras, as chances de aparecerem oportunidades de negócio são mais altas.
  3. Fidelização do cliente: recorrer à coparticipação mostra ao lead que você estava preocupado em atender sua necessidade. Isso torna a experiência do cliente muito melhor, resultando na sua fidelização. Ou seja, a curto prazo, o cliente pode indicar o seu trabalho para amigos e familiares. A longo prazo, ele pode comprar novamente com você.
  4. Troca de experiências: trabalhar com outros profissionais permite consolidar uma forte rede de contatos e trocar informações relevantes sobre o mercado. Ainda mais se você colaborar com alguém de outra região de atuação ou especialidade, por exemplo.
  5. Redução de gastos em marketing: a coparticipação funciona como uma nova porta de entrada de clientes, com base em referências e indicações. Assim, você não precisa efetivamente investir e depender de anúncios. Mas, caso seja necessário, os parceiros também podem dividir os custos.

Principais modelos de coparticipação no mercado imobiliário

A maioria das parcerias deste mercado acontece entre dois agentes imobiliários. É possível ter coparticipação com três profissionais, porém não é tão comum. Pensando nisso, vamos mostrar os principais modelos para você descobrir qual se encaixa melhor na sua realidade.

Corretor de imóvel + Corretor de imóvel

O mercado imobiliário é segmentado por diferentes nichos e existem corretores especialistas para cada tipo de segmento.

Alguns profissionais se concentram no mercado de luxo, enquanto outros preferem lidar com imóveis populares. Também tem aqueles que se especializam em empreendimentos comerciais ou industriais.

Por isso, quando um lead está à procura de um imóvel que não está na alçada do seu corretor, vale a pena se juntar com outro profissional da área. Dessa forma, os dois podem aproveitar para fechar negócio e ensinar um ao outro sobre diferentes áreas.

Além disso, é uma maneira de criar um ambiente saudável de trabalho. Mesmo em um mercado tão concorrido, é importante criar laços com os colegas de profissão.

Corretor de imóvel + Imobiliária

Provavelmente a parceria mais comum. Visto que, muitas vezes, a imobiliária possui o imóvel e o corretor tem o cliente interessado.

Neste caso, a imobiliária pode fornecer o portfólio de empreendimento e a infraestrutura completa para fechar o negócio. Enquanto o profissional se concentra em fazer o melhor atendimento e realizar o sonho do lead.

Corretor de imóvel ou Imobiliária + Construtora ou Incorporadora

Construtoras e incorporadoras fazem lançamentos imobiliários frequentes. No primeiro trimestre de 2023, já foram lançadas 48.554 unidades residenciais, segundo a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

Então, para aproveitar esses eventos e vender várias unidades, a parceria com corretores e/ou imobiliárias é muito vantajosa.

Esse modelo funciona como a do corretor + imobiliária, onde o profissional coloca seus esforços na venda e a construtora oferece o imóvel e a estrutura de trabalho.

A coparticipação também pode continuar além dos lançamentos, principalmente, para fechar negócio com os empreendimentos remanescentes.

Vale destacar que, nesse cenário, a comissão pode ser mais baixa do que nos outros modelos de parceria. Porém, devido ao alto volume de unidades que geralmente são lançadas, ainda assim vale a pena apostar nesse tipo de parceria.

E aí, decidiu colaborar com uma construtora? Então leia nosso mini guia sobre como ter uma equipe de corretores de sucesso em lançamentos imobiliários. Assim, você maximiza o potencial de vendas e comissões.

E agora, onde posso encontrar parceiros imobiliários?

Referências, redes sociais e portais imobiliários são os principais meios para você encontrar os parceiros certos.

O benefício de pedir indicações é ter uma confiança a mais no processo. Afinal, dificilmente outro corretor ou imobiliária irá indicar alguém que não seja apto na função.

Então, se você está se aventurando pelas primeiras vezes nas parcerias, peça referências para profissionais que trabalharam com você. Também aproveite para pedir para ser indicado por seus colegas caso surja a oportunidade.

Já nas redes sociais, você pode seguir páginas ou entrar em grupos para ficar por dentro do mercado. Facebook, LinkedIn, WhatsApp e Instagram são os destaques nessa funcionalidade.

Por fim, nos portais imobiliários, você pode encontrar imóveis que são a cara do seu cliente e contatar diretamente a imobiliária ou construtora.

5 dicas para aproveitar ao máximo sua parceria imobiliária

Agora você já sabe como funcionam as parcerias, seus modelos e onde encontrar outros agentes imobiliários. Chegou a hora de descobrir como tirar o máximo de proveito delas e garantir sua venda!

Estabeleça as regras

Antes de começar o trabalho, sente-se com o seu parceiro para conversar qual o papel de cada um na parceria. Nessa hora, foque em, pelo menos, definir:

  • Quem irá trazer o cliente
  • Quem irá oferecer o imóvel
  • Como será a divisão das comissões
  • Como será a divisão dos gastos, se houver

Depois, façam um contrato assinado para deixar documentado todas as regras e oferecer segurança jurídica para os envolvidos.

Seja transparente

É fundamental que o cliente esteja ciente que você está trabalhando em parceria com uma imobiliária ou um profissional. Ele também precisa entender os termos da cooperação e, se necessário, os motivos pelos quais você buscou uma ajuda externa.

Essa é uma forma de construir uma relação de confiança com o seu cliente e de garantir que a vontade dele será realizada.

Coloque o cliente em primeiro lugar

O objetivo da parceria é encontrar o imóvel ideal para o seu cliente ou encontrar o cliente ideal para o seu imóvel. Nas duas situações, o foco é sempre no consumidor.

Por isso, busque por um parceiro que também coloque o cliente em primeiro lugar. Assim, vocês conseguem oferecer a melhor experiência durante todo o atendimento, desde o pré até o pós-venda.

Escolha parceiros complementares

Como te mostramos, uma das vantagens da coparticipação é a troca de experiência. E ela pode ser ainda mais valiosa quando a parceria ocorre entre profissionais complementares.

Por exemplo, se você não domina a técnica do home staging, que tal se juntar com uma imobiliária que entende do assunto? Ou se o seu cliente deseja um imóvel que não é do seu nicho, vá atrás de alguém especialista na área.

Essa escolha inteligente de parceiros não só vai ajudar na potencialização das vendas, mas também no seu desenvolvimento profissional.

Documente todo o processo

A última dica é sobre documentar o processo da parceria. Não é necessário colocar tudo, mas anote as principais atividades sinalizando com datas e horários. Todos os contatos com o cliente e as visitas agendadas são algumas etapas importantes de registrar.

Dessa forma, o trabalho fica alinhado com todas as partes da parceria, tornando o processo mais organizado e produtivo.

Aqui, você pode investir em ferramentas para facilitar a documentação do processo. Como o Harry, uma plataforma de gestão de leads, que funciona para imobiliárias e para corretores.

No primeiro caso, você pode conectar seus canais de aquisição, organizar e distribuir todos os leads que recebe e acompanhar diversos dados dos corretores. Por exemplo, tempo de resposta, taxa de conversão e desempenho do profissional.

Para os corretores, o Harry possui um funil de vendas simples e fácil de usar. Nele, você tem acesso ao histórico completo do atendimento, à mensagens prontas de WhatsApp para cada etapa, lembretes, agenda e mais.

Além disso, se você já usa o Harry, sabia que pode adicionar um usuário avulso na sua conta? Perfeito para a sua próxima parceria imobiliária!

Não perca tempo e saiba mais como o Harry pode te ajudar na sua coparticipação.

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