Prepare-se para o mercado imobiliário em 2023

Escrito por: 

Conjunto de prédios formando o mercado imobiliário

Após um período atípico marcado pela pandemia da Covid-19, o mercado imobiliário provou mais uma vez a sua importância e relevância para a economia do país. Afinal, enquanto vários setores se enfraqueceram, a venda de imóveis permaneceu estável com apenas algumas variações. Agora, para o novo ano, novas influências serão consideradas para determinar qual o rumo do mercado imobiliário em 2023 e quais serão as novas tendências capazes de influenciar o padrão de consumo dos compradores de imóveis.

Nesse artigo, traremos alguns fatores relevantes que podem influenciar o mercado imobiliário em 2023 e focar a atenção em alguns tipos de imóveis que estarão em alta, fazendo valer a pena ficar de olho neles nesse ano.

Aumento do PIB brasileiro

Imagem ilustrativa de gráfico de valor do PIB

No ano passado, o PIB fechou com um valor maior que o esperado. Constantemente, para o mercado imobiliário, esse valor pode indicar um aumento no poder aquisitivo da população em comparação ao ano anterior, porém não necessariamente ligado ao padrão dos imóveis que serão requisitados.

Nesse sentido, segundo o boletim Focus, reportado pelo Banco Central Brasileiro, o valor do PIB ficou em alta de 3,04%, comparado ao ano anterior. O valor reflete a mudança do cenário econômico do país, que voltou a se desenvolver no período da chamada pós-pandemia com a retomada de diversas atividades econômicas que estavam paradas ou sem funcionamento pleno. Assim, o aumento do PIB é uma grande aposta no aumento da procura por imóveis em 2023.

Imóveis de baixa renda

O ano de 2023 também possui um cenário promissor, inclusive, para o aumento das vendas de imóveis de baixa renda. Segundo o presidente da ABRAINC, Luiz França, o déficit habitacional no Brasil, hoje, é de 7,8 milhões de moradias, e desse número, 80% são de famílias de baixa renda. Em outras palavras, o número revela uma alta no índice no último ano, com o aumento de 2 milhões de moradias em comparação a divulgação de março de 2022. Devido a essa alta, a tendência é a busca de parte das famílias afetadas por moradia, aumentando a busca e procura dos imóveis de baixo padrão.

Eventualmente, outro fator previsto para impulsionar as vendas no setor, é o posicionamento facilitador do novo governo em relação à moradia. Portanto, é previsto um maior investimento do governo no programa de habitação federal, Casa Verde e Amarela (ou CVA), auxiliando no acesso à moradia de famílias de baixa renda e no no fomento deste setor imobiliário.

Alto padrão

Mesmo com o aumento da procura por imóveis de baixa renda, os imóveis de médio e alto padrão não ficarão de lado em 2023. Com as mudanças de hábito promovidas pela pandemia e a mudança do papel social da casa nesse novo momento histórico, esse mercado teve alta de 145,3% em 2022, ou seja, quase triplicou o número de vendas. As famílias que procuram esses modelos de imóveis também buscam por ambientes versáteis, que possam acomodar todos os seus membros com conforto e ter espaços que possam desempenhar outras funções, como escritórios ou espaços de trabalho no geral.

Além disso, como comentou Gilmar Custódio, vice-presidente da Ademi-ES, diferente dos imóveis de baixa renda, os imóveis de alto padrão não costumam ser significativamente afetados pelas adversidades da economia do país, então prevê-se uma estabilidade no setor no ano de 2023, além de uma possível alta estimada pelo aumento da procura recente.

Imóveis corporativos: A grande aposta para o mercado imobiliário em 2023

Os escritórios são tendência para o mercado imobiliário em 2023

Nesse contexto, o cenário de pós-pandemia também trará alguns efeitos no mundo dos imóveis. Após quase 3 anos parado, o mercado está hoje se readequando aos novos modelos de trabalho. Porém, mesmo com a escolha do home-office permanente por algumas empresas, o modelo presencial está voltando à evidência no mundo corporativo, junto com a novidade do trabalho híbrido (onde os funcionários se deslocam a uma sede presencial em alguns dias da semana).

Por esse motivo, temos a previsão de alta na procura por espaços comerciais e imóveis corporativos com seus diversos modelos de escritórios, como escritórios rotativos e coworkings. Anteriormente, este tipo de imóvel foi deixado de lado por um tempo, mas neste ano tem a promessa de voltar com força no radar dos compradores de imóveis.

Empreendimentos sustentáveis

Outro tipo de imóvel em alta são os empreendimentos sustentáveis. Esse tipo de imóvel é caracterizado pelo seu diferencial verde, sendo ele, algum material utilizado, uso de energia renovável ou políticas da construção.

O aumento da procura se deu pela alta dos preceitos ESG e busca dos consumidores por consumir e viver de maneira cada vez mais sustentável. Esse comportamento, que teve início no século 21 e veio ganhando mais força nos últimos anos, hoje influencia diversos mercados, aumentando a demanda por produtos que atendam esses requisitos. Por esse motivo, a oferta dessas características em empreendimentos também passou a ser um diferencial na hora da compra de imóveis, principalmente em lançamentos, uma vez que esse modelo está sempre mais adequado às novas tendências.

Uso das tecnologias no mercado imobiliário em 2023

Outro fator que passou a ser determinante nos últimos anos, foi o aumento significativo da digitalização do mercado imobiliário. Em 2021, 6% das compras de imóveis foram feitas totalmente pela internet, e hoje, a maioria das vendas possui um momento online na jornada do comprador.

Por isso, investir em estratégias que melhoram a experiência da empresa e do usuário online pode ser um diferencial na hora de vender mais imóveis. Além disso, por causa da grande quantidade de informações que o comprador está exposto em ambiente virtual, a velocidade na hora de entrar em contato com ele faz toda a diferença, e diminuir o tempo da primeira resposta para 5 minutos pode aumentar a taxa de conversão em até 100%.

As tecnologias vão fazer parte do mercado imobiliário em 2023

Nesse contexto, estar ciente das novas tendências é essencial para quem deseja aumentar a sua receita e da sua imobiliária. Então, agora que você sabe o que vai estar em alta no mercado imobiliário em 2023, que tal começar o ano melhorando o seu desempenho e performance digital?

Uma das mudanças citadas que vieram para ficar é o uso das tecnologias no mercado imobiliário, a previsão é que as imobiliárias que investirem nesse setor terão mais retorno financeiro e satisfação dos seus clientes. Em um momento onde o número anúncios e informações é extenso, o diferencial se torna a experiência que você gera para o seu comprador.

Por isso, invista em tecnologia e contrate o Gestor Inteligente de Leads Imobiliários Harry!

Assim, com a gestão de leads você garante que o lead certo, chegue para o corretor certo, no menor tempo possível, aumentando a sua taxa de resposta e conversão de compradores digitais. Neste ano, atualize sua imobiliária e domine o novo modelo de vendas de imóveis, venha para o Harry!

Relacionados

Mais Acessados