Sumário
Cada vez mais, a sustentabilidade está criando novas demandas no mercado, inclusive o imobiliário.
Isso porque os consumidores estão mais conscientes dos seus impactos no meio ambiente. Assim, eles buscam por empresas e produtos que também estejam engajados com suas preocupações ambientais.
Por isso, é fundamental que você se prepare para um mercado imobiliário mais sustentável.
Para te ajudar nessa jornada, preparamos um artigo completo sobre o assunto! Continue com a leitura e explore como aplicar práticas sustentáveis nos imóveis e na sua imobiliária, quais os benefícios de seguir esse movimento e as 5 principais tendências dos próximos anos.
Importância da sustentabilidade no mercado imobiliário
A construção civil é um dos setores que mais gera impactos ambientais. Em contrapartida, a sustentabilidade é um dos pilares prioritários para os consumidores fecharem negócio.
Ou seja, imóveis mais sustentáveis viraram atrativos para a grande maioria dos clientes.
Dessa forma, para atender este novo nicho imobiliário é necessário seguir o movimento e investir na sustentabilidade.
Como aplicar a sustentabilidade no segmento imobiliário?
Existem diferentes maneiras de deixar o mercado imobiliário mais sustentável. Dentre as mais comuns estão:
- Uso de painéis solares para captação de energia
- Utilização de materiais reciclados ou renováveis na construção
- Sistema de tratamento e reaproveitamento da água da chuva
- Gestão de resíduos, principalmente na separação dos lixos recicláveis e orgânicos
- Incentivo do uso de carros elétricos e bicicletas com a colocação de tomadas e bicicletários, respectivamente
- Ambientes compartilhados, como academias, lavanderias comunitárias e até coworkings
- Áreas verdes presentes nas propriedades
É importante lembrar que não são só os imóveis que precisam despertar a atenção para a sustentabilidade. Mas também as próprias imobiliárias, construtoras e incorporadoras no ambiente de trabalho.
Quais são os benefícios de investir na sustentabilidade?
Ao implementar a sustentabilidade na sua imobiliária, você colhe diversos benefícios. Separamos os principais para você conferir!
Valorização do imóvel
A sustentabilidade agrega valor em qualquer segmento de mercado. No mundo imobiliário, isso se reflete em uma alta procura por imóveis verdes e na valorização monetária do empreendimento.
Segundo uma pesquisa realizada pela ABRAINC em 2021, 56% dos entrevistados estão dispostos a pagar mais por um imóvel sustentável.
Maior potencial de vendas
De acordo com o mesmo relatório citado anteriormente, da ABRAINC, 80% dos respondentes disseram que o meio ambiente está entre as prioridades na busca por uma propriedade.
Ou seja, com uma grande preferência dos consumidores por imóveis sustentáveis, o potencial de vendas também aumenta. Por isso, comece a inserir argumentos de sustentabilidade para fechar mais negócios.
Diferencial no mercado
Apropriar-se do discurso sustentável é um processo constante. Isso porque surgem tendências a cada momento. Então, quanto antes a sua imobiliária começar a aplicar práticas sustentáveis, melhor!
Dessa forma, você sai à frente da concorrência e pode usar a sustentabilidade como diferencial. O que garante mais visibilidade e interesse por parte do público.
Não esqueça de sempre se atualizar conforme as novidades do mercado.
5 tendências e inovações sustentáveis no mercado imobiliário
Como dito anteriormente, com o avanço tecnológico, tendências e inovações são lançadas a todo instante no mercado. Por isso, é imprescindível você ficar por dentro de tudo que está rolando de novo na economia sustentável.
Confira agora as 5 principais tendências no mercado imobiliário para os próximos anos.
1. Práticas ESG
ESG é a sigla em inglês para “Ambiental, Social e Governança”. O termo se refere ao conjunto de práticas que estimula a empresa a ter um desenvolvimento sustentável. O ESG está em ascensão não só no mercado imobiliário, mas em todos os setores da economia. Por isso, consumidores e investidores preferem fechar negócio com empresas que aderem o ESG.
Algumas ações ESG no mercado imobiliário incluem: adoção de estratégias menos poluentes (ambiental), promoção da diversidade no trabalho (social) e gestão transparente (governança).
2. Imóveis sustentáveis
Os imóveis sustentáveis vêm sendo uma das principais soluções para combater os impactos ambientais causados pela construção civil. Esse tipo de propriedade tem a sustentabilidade como pilar em todo seu processo – do projeto à construção.
De forma geral, os imóveis sustentáveis:
- São construídos com materiais adequados
- Possuem gestão de resíduos durante a execução
- Utilizam fontes renováveis de energia
- Focam no uso racional da água
- Têm projeto de paisagismo para integrar a natureza
- Estão localizados perto de transportes públicos, comércios e/ou ciclovias
3. Certificação LEED
A certificação LEED é considerada a principal avaliação mundial para empreendimentos sustentáveis. A sigla vem do inglês, Leadership in Energy and Environmental Design, que se traduz para Liderança em Energia e Design Sustentável.
Os empreendimentos que possuem o selo são reconhecidos internacionalmente por seguirem as melhores práticas de construção sustentável.
A certificação pode ser obtida a qualquer momento, desde a concepção do projeto até depois do imóvel pronto.
Durante a avaliação, são analisadas 8 dimensões que possuem pré-requisitos e créditos (recomendações) e garantem pontos ao imóvel. No final, soma-se a quantidade de pontos adquiridos e o projeto pode receber um dos quatro níveis do selo: Certificado, Silver, Gold e Platinum.
4. Guia Infraestrutura Verde e Azul
A Infraestrutura Verde e Azul tem o objetivo de tornar as cidades mais sustentáveis em três fatores: alimentação, água e energia. Mesmo que a metrópole seja o foco nesse caso, muitos empreendimentos podem seguir práticas da Infraestrutura Verde e Azul para ajudar nos problemas ambientais e funcionais da cidade.
O Guia ainda é novidade e a expectativa é que mais de 30 cidades utilizem o documento para aplicar projetos sustentáveis. Entre elas estão São José dos Campos (SP) e Florianópolis (SC).
5. Imóveis de madeira
Aço e concreto são grandes emissores de carbono. Pensando nisso, alguns países estão apostando na madeira como principal material de construção.
O maior projeto no momento é na Suécia que está se preparando para construir uma cidade de madeira, a Stockholm Wood City. A cidade terá 7 mil escritórios e 2 mil residências num mix de locais de trabalho, casas, restaurantes e lojas.
Outros países que estão seguindo essa tendência são: Cingapura (com um prédio de campus universitário), Noruega (com um arranha-céu de madeira) e Estados Unidos (com mais de mil edifícios construídos ou sendo desenvolvidos).
Conclusão
A sustentabilidade veio para se tornar uma prática obrigatória na economia. No Brasil, este foco está amadurecendo rapidamente, inclusive no mercado imobiliário. Por isso, é importante investir na captação de imóveis sustentáveis o quanto antes.
Dessa forma, você garante seu espaço neste nicho, valoriza seus imóveis e fecha mais negócios.
Vale ressaltar que não basta expandir seu portfólio com propriedades sustentáveis para conquistar clientes. Ao entender sobre a sustentabilidade no mercado imobiliário e sua importância, você pode se apropriar desse discurso e explicar as vantagens que o lead terá ao comprar um imóvel sustentável.
Além disso, fornecer um ótimo atendimento também é fundamental para que você consiga vender seus imóveis.
Com isso em mente, que tal aproveitar e investir em uma ferramenta de gestão de leads, como o Harry? Com ele, você melhora seu atendimento e aumenta a conversão de vendas.
O Harry facilita o dia a dia de imobiliárias, centralizando e distribuindo o lead certo para o corretor certo. Assim, os consumidores que prezam pela sustentabilidade podem ser atendidos por profissionais especializados nesse nicho.
Conheça o Harry e revolucione seu atendimento agora mesmo!