Guia para a gestão de corretores de imóveis em uma imobiliária

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Tenha mais sucesso na gestão de corretores de imóveis na sua imobiliária.

Fazer a gestão de corretores de imóveis vai muito além de simplesmente delegar tarefas e esperar resultados.

É uma etapa da administração de uma imobiliária que combina liderança estratégica, comunicação e um entendimento das dinâmicas do mercado imobiliário. 

Por isso, você acaba tendo um papel crucial na coordenação das atividades da equipe, na otimização da distribuição de leads e no estabelecimento de rotinas produtivas.

Entre outras responsabilidades, é preciso saber o que fazer e como fazer para ter sucesso na gestão de corretores de imóveis e evitar problemas e competição entre os corretores da sua equipe.

Qual a função de um gestor imobiliário?

O gestor imobiliário é responsável pela supervisão de todas as operações imobiliárias, desde a coordenação de corretores até a implementação de estratégias de vendas e marketing.

Dessa forma, assegurando que as metas e objetivos da empresa sejam atingidos (e que isso aconteça de forma eficiente).

Além de gerir as vendas e aluguel de propriedades, o gestor também é encarregado de desenvolver e manter relacionamentos com clientes, analisar o mercado para identificar oportunidades, e garantir a conformidade com as regulamentações do setor.

Ou seja, ele precisa manter a imobiliária em pé e, mais que isso, fazê-la crescer conforme um planejamento estratégico baseado em previsões analíticas de seu negócio.

Para que tudo isso seja possível, é preciso dar uma atenção especial ao time de corretores, pois são eles que irão gerar, de fato, as vendas da imobiliária.

Como gerenciar corretores?

Controle de atividades e prioridades

É preciso compreender quais são as atividades que um corretor deve realizar no dia a dia para que elas sejam planejadas e delegadas de maneira consciente e coerente. Isso abrange do pré-atendimento ao pós-venda.

Além disso, você deve garantir que a equipe se concentre nas tarefas que geram maior retorno, como o atendimento a clientes potenciais e o fechamento de vendas. É uma questão de priorização.

Para isso, ferramentas digitais e sistemas CRM podem ser utilizadas para monitorar o progresso e as atividades dos corretores, ajudando a manter a equipe alinhada com as metas da imobiliária.

A clareza nessas definições e no que é esperado para a rotina da sua equipe é fundamental para obter os melhores resultados.

Criação de rotinas e objetivos

Estabelecer rotinas e objetivos inclui a definição de metas de vendas, prazos para atividades específicas e a implementação de processos padronizados para o atendimento ao cliente. 

Parte da sua responsabilidade na gestão de corretores de imóveis é trabalhar com a equipe para criar um cronograma que equilibre o trabalho diário com os objetivos de longo prazo, garantindo que todos estejam trabalhando de forma sincronizada e eficiente.

Distribuição de leads

Uma maneira eficiente de distribuir os leads que chegam para o seu time, sem sobrecarregar nem “pular” a vez de ninguém é estabelecendo um sistema justo, considerando suas habilidades, áreas de especialização e carga de trabalho atual.

Isso não só maximiza as chances de conversão, mas também mantém os corretores motivados e engajados.

Já existe uma plataforma de gestão de leads que funciona a partir de regras automatizadas para distribuir leads de maneira equilibrada e correta. Ela pode economizar seu tempo e garantir que os leads sejam atendidos prontamente por cada corretor.

Feedback constante

O feedback na gestão de corretores de imóveis é indispensável para o desenvolvimento e o desempenho da equipe. Nesse caso, é preciso oferecer avaliações regulares do desempenho de cada corretor, para destacar tanto os sucessos quanto as áreas de melhoria.

O que você pode incluir na sua avaliação é a análise de vendas concluídas, a qualidade do atendimento ao cliente e a eficácia das técnicas de vendas. Lembre-se de ser construtivo e direcionar ao crescimento profissional, incentivando os corretores a buscarem novas e melhores alternativas.

Treinamentos e motivação

Investir em treinamentos e manter a equipe motivada são aspectos fundamentais da gestão de corretores de imóveis. Eles podem abranger desde habilidades técnicas específicas do setor imobiliário até desenvolvimento pessoal e técnicas de vendas. 

Já para manter a equipe motivada, você pode gerar métodos de reconhecimento de conquistas individuais e da equipe, criando um ambiente de trabalho positivo e oferecendo incentivos que alinhem os objetivos de todos com os de crescimento da imobiliária.

Como fazer a gestão de tempo dos corretores?

Isso pode ser feito de maneira mais prática através de ferramentas digitais, que ajudam a organizar as atividades diárias e priorizar tarefas importantes para cada corretor. Além disso, você consegue controlar a demanda de cada corretor por meio de um aplicativo de gestão de leads.

Fora isso e de maneira geral, cada corretor é responsável pelo seu tempo em cada atividade, sendo que alguns podem demorar mais que outros em tarefas específicas.

Porém, é importante incentivar a produtividade e que as tarefas sejam realizadas com qualidade, no menor tempo possível.

Um treinamento de gestão de tempo para corretores, incluindo métodos para evitar distrações comuns e focar em atividades que geram os maiores retornos, como prospecção de clientes e acompanhamento de leads, pode ser uma alternativa.

Ao incentivar uma gestão de tempo consciente e estratégica, os gestores podem ajudar os corretores a alcançar um equilíbrio ideal entre diversas tarefas e, consequentemente, aumentar a eficiência e o sucesso nas vendas.

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