Comissão de vendas de imóveis: 7 maneiras para você ganhar mais como corretor

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Corretor comemorando mais vendas e comissão.

Os ganhos do corretor têm como base principal a comissão de vendas de imóveis. Por isso, essa profissão pode ser muito lucrativa. Afinal, venda e compra de propriedades são negociações de alto valor.

Mesmo assim, nem sempre a comissão será grande. Isso porque ela depende de alguns fatores ao ser calculada. Como o desempenho dos negócios, a taxa de corretagem aplicada e a forma que você atua – autônomo, afiliado ou captador.

Pensando nisso, preparamos este artigo completo onde você vai entender como calcular sua comissão e descobrir 7 maneiras de impulsionar seus ganhos.

Continue a leitura para saber como ganhar mais sendo corretor de imóveis!

Qual a taxa média da comissão de vendas de imóveis?

A comissão média de vendas de imóveis é de 6 a 8%, mas existem variações. O percentual depende do tipo de imóvel e do estado que você atua. Por isso, para saber quanto você irá ganhar de comissão, confira os valores determinados pelo seu CRECI.

Por exemplo, segundo o CRECI-SP alguns valores são:

  • Venda de imóveis urbanos: 6 a 8%
  • Venda de imóveis rurais: 8 a 10%
  • Venda de imóveis industriais: 6 a 8%
  • Venda judicial: 5%
  • Venda de empreendimentos imobiliários: 4 a 6%

Caso o CRECI tenha optado por cancelar a tabela de honorários, como no Paraná, aposte na média de 6 a 8%.

Mesmo que o foco do artigo seja comissão para vendas de imóveis, vale lembrar que você também pode receber uma remuneração por aluguel. Aqui, a comissão é equivalente ao primeiro aluguel recebido da propriedade. Se for locação de temporada, a taxa de comissionamento é de 30% sobre o valor.

Como calcular o valor da comissão?

Além da porcentagem base, a comissão de vendas de imóveis também depende de que forma você trabalha. O valor muda se você é corretor autônomo, afiliado ou captador. A seguir, vamos explicar melhor o cálculo para cada área de atuação e algumas vantagens e desvantagens para você avaliar o que se encaixa no seu momento atual.

Corretor autônomo

O corretor autônomo recebe a comissão integral. Por exemplo, se você vendeu um imóvel por R$400 mil e sua comissão é de 6%, você ganha R$24 mil.

Neste caso, é o próprio cliente que paga esse valor ao profissional. Por isso, é importante que a comissão seja discutida na hora de fechar o contrato.

É fato que o corretor autônomo ganha mais do que o afiliado ou o captador quando se refere à comissão. Porém, esse profissional não tem estrutura física e assessorias jurídica e administrativa que uma imobiliária pode oferecer. Além disso, ele depende das suas habilidades de negociação para conseguir vários clientes ao longo do ano.

Corretor afiliado

O corretor afiliado trabalha numa imobiliária e recebe uma parcela do valor da comissão, e não do valor do imóvel. Essa fração muitas vezes é de 40%. Enquanto o resto fica com a própria imobiliária. O acordo da comissão pode variar para mais ou menos dependendo da imobiliária. Por isso, fique atento nesse ponto quando for contratado.

Usando o exemplo anterior, você vendeu um imóvel de R$400 mil e a comissão é de 6%, ou R$24 mil. Sua parte dessa comissão será 40%, ou seja, R$9.600.

O valor pode parecer pequeno, porém ser um corretor afiliado tem suas vantagens. Ele pode contar com a infraestrutura e a carteira de imóveis da imobiliária. Ainda, os gastos referentes à negociação, como transporte e viagens, geralmente são pagos pela imobiliária. Assim, você não precisa se preocupar com despesas de trabalho.

Corretor captador

Algumas imobiliárias contam com corretores captadores. Esses profissionais procuram novas propriedades no mercado para aumentar a carteira de imóveis e manter o catálogo sempre atualizado.

Quando o imóvel angariado é vendido, esse corretor pode receber uma parte da comissão de venda. O valor não é fixo e varia de imobiliária para imobiliária, mas a média é de 10%. Pegando do mesmo exemplo, neste caso, a comissão seria de R$2.400.

O corretor angariador pode ser afiliado a uma imobiliária, garantindo a segurança de infraestrutura e assessorias jurídica e administrativa. Como também pode ser autônomo e usar suas técnicas de negociação para fazer negócio tanto com o proprietário quanto com a imobiliária.

7 maneiras de ganhar mais comissão como corretor de imóveis

Independentemente da maneira que você atua, é possível aumentar seus ganhos de comissão de vendas de imóveis. Confira 7 dicas de como você pode colocar isso em prática!

1. Faça parcerias imobiliárias

As parcerias imobiliárias são uma forma de você garantir a venda de um imóvel e, consequentemente, expandir seu faturamento. Essas coparticipações abrem portas para novas oportunidades de negócios e também ajudam a criar laços com outros profissionais.

Nesse modelo colaborativo, usa-se o 50/50 para dividir o comissionamento. Ou seja, as duas partes do contrato recebem a mesma divisão do valor.

Você pode fazer parcerias com corretores de imóveis, imobiliárias ou incorporadoras.

2. Tenha bons contatos

Networking é fundamental no mundo imobiliário. Ter um bom relacionamento com diferentes profissionais da área permite que você receba indicações, se destaque no mercado e tenha acesso a oportunidades em primeira mão. Além disso, você pode usar sua rede de contatos para buscar parcerias imobiliárias.

Ou seja, um bom networking facilita sua entrada em novos negócios e aumenta seu potencial de vendas.

Vale lembrar que não só com corretores, donos de imobiliárias, construtoras ou incorporadoras que você deve ter contato. Invista numa relação com decoradores, arquitetos, pintores, dentre outros profissionais do mercado imobiliário.

3. Torne-se um avaliador de imóveis

O avaliador de imóveis é responsável por determinar o valor mercadológico de uma propriedade. Ele é procurado quando precisa avaliar um imóvel antes de uma venda ou troca. E até em um processo de herança.

Por isso, essa é uma área com grandes demandas no mercado. O que aumenta suas oportunidades de ganhar uma renda extra.

Outra vantagem dessa profissão é que o avaliador também pode se tornar o corretor do imóvel analisado. Dessa forma, você garante sua remuneração pela avaliação e a comissão pela venda da propriedade.

4. Foque em um nicho de mercado

Tornar-se especialista em um nicho de mercado também ajuda a aumentar sua comissão de vendas de imóveis. Isso porque você consegue:

  • Se destacar da concorrência
  • Atrair leads mais qualificados
  • Criar uma clientela
  • Receber indicações
  • Alavancar os negócios

Essa estratégia pode demandar mais tempo e dedicação do que as outras. Mesmo assim, ela é uma conquista duradoura. Então, se você ainda não sabe em qual área se especializar, confira nosso artigo e encontre seu nicho imobiliário em apenas 3 passos.

5. Tenha um bom relacionamento com seus clientes

Clientes satisfeitos geram dois grandes benefícios: fidelização e indicação.

Quando o lead é bem atendido e você consegue criar um relacionamento com ele, as chances dele te procurar futuramente são grandes. Dessa forma, você já garante negócios e comissões novas.

Ao mesmo tempo, esse cliente fica mais propenso a indicar você para amigos e familiares de maneira espontânea. Ou seja, sem você precisar pedir. Isso ajuda a aumentar sua base de leads e suas chances de fechar outros negócios.

Por isso, sempre coloque o futuro cliente em primeiro lugar e ofereça um atendimento personalizado e de qualidade.

6. Aperfeiçoe suas habilidades de negociação

Na hora de vender um imóvel, é fundamental que suas técnicas de negociação estejam em dia. São com essas habilidades que você pode conseguir melhores acordos para os seus clientes e, assim, receber uma comissão maior.

Além disso, ao aprimorar suas técnicas, você também aprende a como contornar objeções em vendas de imóveis de forma eficaz. O que pode garantir um negócio fechado e, claro, sua remuneração.

7. Invista em uma ferramenta de gestão de leads

Quanto mais atendimentos, mais chances de vender imóveis você tem, não é? E quanto mais negócios, mais comissões você ganha. Na teoria, parece fácil. Mas sabemos que na prática é preciso ter organização e otimização desse processo para conseguir atender bem todos os leads recebidos.

É aqui que uma ferramenta de gestão de leads, como o Harry, é capaz de ajudar no seu dia a dia.

O Harry possui soluções tanto para imobiliárias quanto para seus corretores. Para as imobiliárias, a plataforma centraliza os leads vindos dos canais de aquisição e os distribui entre os corretores de forma automática. Garantindo organização, mensuração e conversão.

Enquanto para os corretores, o Harry é o melhor assistente de atendimento. Com ele, você recebe os leads em tempo real, pode usufruir de mensagens de WhatsApp prontas para cada etapa do funil e tem acesso ao histórico do lead a qualquer hora e lugar. Diminuindo o tempo de retorno ao potencial cliente e melhorando sua performance como corretor.

Revolucione seu atendimento e garanta mais comissões na hora de vender imóveis. Conheça agora mesmo o Harry!

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