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O dia 27 de agosto celebra o Dia do Corretor de Imóveis. Você sabia que essa profissão é mais antiga do que o próprio Brasil? Esses profissionais desempenham uma das mais importantes funções para o pleno desenvolvimento da vida em sociedade: ligam pessoas em busca de imóveis para moradia ou negócios com os proprietários e administradores.
Portanto, o corretor de imóveis é um profissional extremamente relevante para o mercado, que facilita o encontro daqueles que desejam fazer um negócio imobiliário. Neste artigo, vamos entender as origens da profissão, vantagens de atuar nessa área e o que o futuro reserva para o setor imobiliário. Confira:
A história do corretor de imóveis
Uma publicação do Conselho Federal de Corretores de Imóveis afirma que a corretagem é uma atividade que remonta ao Brasil império. Logo nos primeiros anos da vinda do rei português Dom João IV – que veio ao Brasil fugindo da invasão britânica em Portugal – diversos imóveis tiveram que ser desocupados no país para dar lugar aos membros da corte que acompanhavam a família real. As desocupações foram feitas nas melhores residências existentes na colônia brasileira até então, proprietários de terras e donos de fazendas.
Por conta das desocupações, tornou-se necessário acionar pessoas contratadas para encontrar novas moradias para os fazendeiros e famílias ricas que perderam suas casas para a corte portuguesa.
A classe se organizou e conquistou direitos
Após o país se constituir como República, o corretor de imóveis passou a ganhar cada vez mais importância. A modernização do país levou milhares de pessoas para as cidades, onde se construíram casas e prédios residenciais e comerciais.
Nos anos 1930 foi formado o primeiro Sindicato de Corretores de Imóveis. A união da classe resultou em importantes conquistas, como a regulamentação da atividade na Constituição Federal. A nova lei, aprovada em 1962, passou a descrever a proteger os direitos trabalhistas da categoria.
Explosão imobiliária transformou a carreira
A partir do final da Segunda Guerra Mundial, o país passou por um novo processo de desenvolvimento social e econômico. Isso gerou, anos mais tarde, o chamado “êxodo rural”. O resultado foi um grande crescimento do setor imobiliário nos centros urbanos.
Como consequência disso, a profissão de corretor de imóveis ganhou mais visibilidade e status de sucesso, além de atrair jovens profissionais, interessados nos ganhos do mercado imobiliário aquecido.
Foi nesse momento que os primeiros grandes projetos imobiliários privados foram lançados. Surgiam os primeiros bairros planejados e condomínios fechados. A verticalização dos bairros nos grandes centros se tornou realidade.
Hoje, o corretor de imóveis é um profissional que busca realizar sonhos, dos mais tradicionais aos mais nichados.
Corretor imobiliário: realizador de sonhos
O corretor de imóveis conecta pessoas a empreendimentos imobiliários voltados tanto para a área pessoal, como profissional. É ele quem facilita a busca de uma pessoa por uma residência para si mesmo ou para sua família. Para um negócio próprio ou uma grande empresa. Um profissional que otimiza o tempo de outras pessoas, ressalta benefícios e alerta sobre problemas.
É o agente responsável por encontrar imóveis que atendam o perfil do potencial cliente, de acordo com a faixa de preço, características do imóvel, localização e itens adicionais.
Sendo assim, o corretor de imóveis divide seu tempo entre o escritório e as ruas. Muitas vezes, seu escritório é o próprio veículo. Pode passar muito tempo do seu dia na atividade de prospectar potenciais clientes e encantá-los, o que exige muita determinação, técnicas, jogo de cintura e conhecimento.
Com o passar dos anos, o corretor viu seu trabalho ficar cada vez mais complexo e ser transferido para ferramentas digitais, em um processo conhecido como digitalização do setor imobiliário.
Digitalização do mercado imobiliário
Ao longo de muitos anos, o setor de corretagem de imóveis não passou por muitas mudanças. A única flutuação eram os momento econômicos do país, que aqueciam ou desaceleravam o mercado de compra e venda de imóveis.
Isso se manteve até meados dos anos 1990, quando a tecnologia invadiu o mercado imobiliário. As imobiliárias, antes analógicas e burocráticas, passaram a utilizar a internet como meio de divulgação dos imóveis.
Nesse novo contexto, buscar um imóvel online se tornou rotina para as pessoas. O impacto no trabalho do corretor de imóveis foi imediato. Se antes ele dependia de visitas e escritórios, passou a distribuir melhor seu trabalho de forma digital e se relacionar com leads muito mais promissores. Um celular no bolso e um bom site já auxiliavam muito na função de conectar potenciais clientes aos imóveis.
Imobiliárias e corretores mediados por tecnologia
O salto tecnológico dos anos 1990 foi apenas o início. Nas décadas seguintes, o corretor viu o aparato de tecnologia a seu dispor aumentar exponencialmente. Isso vale para o mercado imobiliário como um todo com ferramentas tecnológicas disponíveis no dia a dia.
Com o surgimento do smartphone, ferramentas específicas e serviços especializados surgiram para corretores de imóveis na internet. As páginas de anúncios deram lugar aos aplicativos de compra, venda e aluguel. Corretores experientes também buscaram outras formas de empreender, com o surgimento de startups do mercado imobiliário.
A partir da grande influência das redes sociais, é possível engajar os leads e clientes sobre imóveis à disposição. Muitos profissionais criam conteúdo sobre mercado imobiliário, divulgam imóveis de forma detalhada nas redes sociais, em canais do YouTube e outras plataformas – inclusive, mais recentemente, até nos ambientes de realidade virtual.
Gestão inteligente de leads imobiliários
Acompanhando a evolução do trabalho do corretor de imóveis, o Harry surge como uma ferramenta que aumenta a eficiência do seu trabalho. O Harry é um gestor inteligente de leads imobiliários. Com ele, o corretor imobiliário recebe automaticamente os leads no celular ou computador. Esses leads seguem o perfil de mercado do corretor, tornando mais assertivo seu trabalho – e, potencialmente, com melhores resultados financeiros.
Desta forma, o Harry automatiza e digitaliza o processo de receber um lead, distribuir para o corretor de imóveis e acompanhar o atendimento pelas fases do funil. Isso reduz de forma significava o tempo que o esse profissional levaria para receber um lead de agências imobiliárias, de forma mais refinada e direcionada.
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